Ti verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Informática na educação: utilização das TIC no ensino médio em escolas públicas

Markus Wanders 1
Ramon Luiz Alves Machado 2

RESUMO

O ensino pelo computador possibilita o acesso ao conhecimento interdisciplinar e transdisciplinar integrando os conteúdos de sala de aula, ao tempo em que possibilita aos alunos a exploração do seu próprio referencial teórico, integrando a teoria na práticapedagógica de cada disciplina. A internet aperfeiçoa a integração de várias mídias, tanto em tempo real como assincronicamente, isto é, no horário favorável a cada estudante, facilitando o contato educadores-educandos. A pesquisa objetivou analisar o nível de conhecimento dos professores do ensino médio de escolas públicas em Sergipe quanto ao uso da informática na sala de aula. Pesquisabibliográfica e de campo realizada em duas escolas públicas, nos municípios de Estância e Lagarto, respectivamente. Foram aplicados questionários com instituição (2), professores (16) e alunos (113), com assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Os dados foram analisados pelos métodos hipotético-dedutivo, estatístico e de analise de conteúdo. Constatou-se que ambas as escolas possuemlaboratório de informática com mais de 10 computadores, servindo para tarefas administrativas, apoio aos professores, atividades didáticas e pesquisa dos alunos. Dentre os professores, (8) possuem computador com acesso à internet, (5) possuem computador e (3) não possuem computador. Quanto ao grau de conhecimento em informática, (2) desconhecem, (11) conhecem o básico, (2) o intermediário e (1) oavançado. Já na educação, (7) afirmaram que utilizam internet em pesquisa para acesso a informações recentes e atualizadas, (8) ressalvam indução à preguiça mental e (2) a falta de confiabilidade. Entre os estudantes, apenas (10) possuem computador, (20) com acesso a internet, (81) não possuem. No grau de conhecimento em informática, (59) desconhecem, (18) são intermediários e (5) avançados. Quanto aouso do computador, (27) não o usam, (37) usam para o lazer, (25) para pesquisa e (13) em atividades didáticas. Dentre os alunos pesquisados, apenas (49) dos pais possuem condições financeiras para a compra de computador. Conclui-se assim que, apesar dos professores reconhecerem a importância dos recursos tecnológicos, ainda não fazem uso dessa ferramenta na prática pedagógica. Além disso, algunsdocentes conhecem pouco a função didático-pedagógica do computador, sendo necessário que a escola os prepare para o uso dessa mídia em sala de aula.

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi elaborada com a finalidade de mostrar como o computador está sendo utilizado no ensino médio em escolas públicas de Sergipe avaliando o nível de conhecimento em informática com alunos professores e também avaliando ainstituição pesquisada.
O ensino pelo computador possibilita o acesso ao conhecimento interdisciplinar e transdisciplinar integrando os conteúdos de sala de aula, ao tempo em que possibilita aos alunos a exploração do seu próprio referencial teórico, integrando teoria na prática pedagógica de cada disciplina.
Hoje a informática passa por uma defasagem dentro das escolas, professores nãoconseguem interagir sua didática na sala de aula com as novas tecnologias dificultando assim a assimilação do aluno quanto ao uso do computador em pesquisas. Os alunos em sua maioria têm usado o computador para lazer, bate-papo ou diversão, tendo desconhecimento da fonte abrangente que é a internet para pesquisas e estudos de qualquer tema. O cenário educacional vem trazendo cada dia mais relevância ouso do computador em sala de aula, como também ter conhecimento deste.
No dia-a-dia do ser humano o computador vem facilitando a burocracia que havia em empresas e instituições, tornando-se um meio prático e eficaz de realizar determinadas tarefas sem sair de sua residência, tornando o conhecimento em informática uma exigência profissional.

A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO...
tracking img