Ti verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS – FMU
Departamento de Ciências Exatas e Gerenciais
Curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

TI VERDE

Acadêmicos: Guilherme Girardi Cutovoi
Michel Nunes da Silva
Renan Palmeira
Orientador: Guilherme Bezerra Fernandes

São Paulo
2012
TI VERDE

Guilherme Girardi Cutovoi
Michel Nunes da Silva
Renan Palmeira

Projeto de Pesquisa elaboradopara o Projeto
Integrado I do Curso superior de Tecnologia em
Análise e Desenvolvimento de Sistemas das
Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU.

Guilherme Bezerra Fernandes

São Paulo
2012

Resumo

Este trabalho não tem como objetivo esgotar o assunto sobre ti verde já que o mesmo tem uma enorme abrangência. Ele tem como objetivo mostrar a importância da adoção de metodologias de TI verde paraas empresas, seus benefícios e implicações.
Palavras-chave: Tecnologia da informação verde; Meio ambiente; Tecnologia.

SUMÁRIO

1. Introdução 5
2. Tecnologia da informação 6
3. TI Verde 7
4. Aplicações 8
4.1 Virtualização 8
4.2 GED 9
4.3 CPUs multicore 9
5. Conclusão 10
6. Bibliografica 10

Introdução

A Tecnologia da Informação Verde, também conhecida como TI verde, cresceu nomundo inteiro de forma que hoje uma empresa que não se enquadra nos padrões verdes estaria se prejudicando. Essa tendência mundial visa à utilização da TI (Tecnologia da informação) de forma que agrida da menor maneira possível o meio ambiente seja por meio da utilização inteligente de recursos, energia, matéria prima ou pelo simples descarte de resíduos utilizando técnicas de reciclagem ereutilização direta.
Com o advento da tecnologia temos uma série de maneiras para diminuir esse impacto ao meio ambiente. Assim como as formas alternativas de geração de energia (eólica, solar, e entre outras) hoje é possível encontrar novas possibilidades, como as CPUs multicore que geram uma economia na produção de processadores (ao invés de usarmos 2 processadores podemos utilizar um respectivomulticore) o que gera um desgaste menor de matéria prima e fabricação e com isso, agredindo menos ao meio ambiente. Em servidores de alto desempenho processamos muitas informações. Com a utilização de CPUs multicore é possível diminuir o número de processadores nesses servidores.
Outra forma de TI verde é a virtualização. Antigamente existia um servidor para e-mail, outro para dados e muitos outros,portanto tendo um grande número de servidores físicos. Com os servidores virtuais pode-se diminuir esse número de hardware e controlar um servidor de e-mail virtualmente. Além disso, com a virtualidade existe a possibilidade de controlar a energia para os servidores desligando-os quando ociosos e assim obtendo uma economia significativa.
Desde as primeiras iniciativas de sustentabilidade, oprincipal foco era a redução da utilização do papel. Uma excelente solução de TI verde é o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) que visa a utilização de documentos online. Desta forma, é possível alterar documentos sem ter que imprimi-los novamente e assim economizando em tinta, energia e papéis. Mas, além dessa redução, o GED também é excelente na medida em que temos acesso a essas informações aqualquer momento (basta ter acesso a internet).
Cada vez mais as empresas veem adotando soluções de TI verde não só por se preocupar com o meio ambiente ou por estar na “moda”, mas sim por acarretar ótimos benefícios financeiros.

Tecnologia da informação

A TI (Tecnologia da informação) como a própria palavra alega significa a utilização de tecnologia na geração, controle e administração dainformação. TI é toda a informação baseada em computador. A TI surgiu com a necessidade de processar uma alta quantidade de informação em um curto período de tempo. Com isso, as empresas obtiveram grandes vantagens competitivas e aos poucos as que não utilizavam dessa poderosa ferramenta foram se tornando obsoletas e desaparecendo do mercado competitivo. Assim como Darwin afirmou sobre a evolução...
tracking img