Ti verde empresa whirlpool

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

TI Verde : Whirlpool Latin América




São Paulo
2011

Universidade Presbiteriana Mackenzie
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Izabella Peixoto
Thais Souza



Trabalho acadêmico apresentado à
disciplina de Gestão Ambientalna Universidade Presbiteriana Mackenzie
sob a orientação do professor Sergio Jr.

São Paulo
2011

Introdução

A TI verde é um conjunto de práticas para tornar mais sustentável e menos prejudicial, o uso da computação. O termo TI verde muito discutido e presente em constantes campanhas
publicitárias e mídias atuais e uma junção dos conceitos de TI comsustentabilidade econômica e ecologia (FATEC, 2011).
A TI Verde pode ser definida como um conjunto de práticas capazes de garantir que a atividade de uma empresa gere menor impacto ambiental. Com isso, é possível fazer com que a organização conquiste uma boa reputação socioambiental (PHELIPE, 2010).
É uma nova visão que algumas empresas estão adotando, com o objetivo de minimizar os impactos naTI. A redução do consumo de energia elétrica e o maior obstáculo dos projetos de TI verde, já que boa parte dos gastos em um ambiente tecnológico tem como fator principal a energia elétrica. Essas práticas trazem como um dos principais benefícios a redução significativa de emissão de CO2, que contribui para a sustentabilidade ambiental.
A Symantec Corporation revela que a TI verde agora éessencial e faz parte do planejamento das empresas, segundo os próprios executivos de TI. A importância para os negócios, sociedades e futuro do planeta faz com que a TI verde ganhe cada vez mais espaço e destaque para a comunidade técnica que, através de pesquisas e desenvolvimentos que atuaram diretamente no sucesso e na inovação tecnológica que auxilie o desenvolvimento sustentável.

A TI verde ea Sociedade

Mesmo que o TI verde não está sendo praticado por todos, o conceito de TI verde cresce na sociedade de forma inconsciente já que a preocupação ambiental é assunto recorrente no dia-a-dia.
Para termos idéia, um computador ligado um/hora por dia consume 5kwh/mês, e que ao final de um ano, emite 18 kg de CO2 ao meio ambiente isso significa que reduz uma hora do tempo de operação docomputador doméstico implica na redução da emissão de CO2 equivalente à emissão de um carro á gasolina percorrendo 120 km (AKATU, 2011).
Outro termo de responsabilidade da sociedade e das empresas, é o lixo eletrônico que é um termo dignado para qualquer vida útil. Alguns exemplos de lixo eletrônicos são monitores, celular, desktop, dentre outras. Então esses produtos eletrônicos possuemestruturas metais e composto químicos, que podem quasar diverso males e doenças.

A TI verde e as Empresas

É um novo conceito de mercado que consiste na prática sustentável de produção e gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica.
O fato é que, nos dias de hoje, tornou-se quase que uma obrigação você ser um individuo ecologicamente responsável.E as empresas obviamente não podem ficar de fora afinal às empresas dependem da tecnologia da informação para o funcionamento e administração. A administração junto com a utilização da TI verde é parte que trata de como uma empresa utiliza e gerencia seus equipamentos na área de TI.
Isso abrange a compra ou locação de equipamentos que consumam menos energia, bem como também podemos citar autilização de papel reciclado e uma redução nos índices de impressão.
Tudo isso contribui para a redução dos impactos no meio ambiente, é o consumo de energia elétrica. Algumas empresas já estão adotando medidas “verdes”, como a DELL que afirma que já produz os seus equipamentos sem chumbo e a HP que há mais de uma década recicla cartuchos de impressão.
As empresas brasileiras estão mais...
tracking img