Ti - qualidade de vida no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE MINAS GERAIS DE BH
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO




COMO A GESTÃO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO, PODE MELHORAR O AMBIENTE DE TRABALHO















Belo Horizonte
Outubro/2011








COMO A GESTÃO DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO PODE MELHORAR O AMBIENTE DE TRABALHO










TrabalhoInterdisciplinar Supervisionado, realizado pelos alunos do 2º período do curso de Administração da FAMINAS BH, como
requisito parcial para aprovação nas disciplinas cursadas.




Prof. Orientador: Prof. Ms. Aldair Fernandes







Belo HorizonteOutubro/2011
SUMÁRIO



1. INDRODUÇÃO...................................................................................................3

2. REFERENCIAL TEORICO.................................................................................5


3. METODOLOGIA..............................................................................................11

4.CRONOGRAMA...............................................................................................12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................13

6. REFERÊNCIAS.................................................................................................14

















1. Introdução

Há décadas passadas,o termo competitividade em muitas organizações estava ligada ao tamanho e complexidade de suas estruturas físicas. Hoje aspectos como o conhecimento nelas desenvolvidos, suas marcas e valorização no mercado, e as pessoas que nelas trabalham, podem se tornar um diferencial. Vivemos na sociedade do conhecimento, pois a internacionalização dos mercados junto com as pressões por resultados levou abusca de iniciativas como conhecimento e inovação sobre as pessoas. Estas sofrem cada vez mais os efeitos de um novo ambiente de trabalho, onde se exige muito dos profissionais. Assim a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)¹, passa a ser uma preocupação cada vez mais presente nas organizações, pode-se dizer que o sucesso de uma empresa depende de seus colaboradores e funcionários, por isso a QVT vemdesenvolvendo um papel importante dentro das empresas.
A QVT é o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. Por isso tem sido uma alternativa para administradores, técnicos e pesquisadores objetivando combater os efeitos negativos do taylorismo, que envolve a preocupação com a satisfação dasnecessidades das pessoas a humanização das relações de trabalho. Portanto a implantação da QVT nas empresas é muito importante, pois através dos métodos aplicados e gestores atualizados e com novas idéias se tornará possível uma boa implantação de métodos de QVT, trazendo resultados positivos para funcionários, gestores e empresa.
Neste estudo buscaremos responder: Como a gestão de qualidadede vida no trabalho pode melhorar o ambiente de trabalho?
Até o momento na visão dos autores consultados, percebe-se que para que haja melhorias no ambiente de trabalho é necessário um local organizado, tarefas bem definidas, bom relacionamento interpessoal, que levam a empresa a obter melhores resultados.
Conforme RODRIGUES, a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação dohomem desde o início de sua existência. Com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem-estar ao trabalhador na execução de sua tarefa.
Com isso torna-se plausível a busca por resultados para gestores e empregados através de programas e métodos de qualidade de vida no trabalho, que serão feitas pesquisa bibliográficas e qualitativas...
tracking img