Ti no gerenciamento de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
1 DEFINIÇÃO

Tecnologia da Informação, ou simplesmente TI, é um conceito definido a partir de um conjunto de ferramentas e componentes estruturados com o objetivo de facilitar e otimizar o fluxode informações entre diferentes partes de uma organização (corporações, empresas, fábricas, grupos, etc.). Mais especificamente, TI refere-se às tecnologias de computadores e telecomunicaçõesutilizadas nas organizações, incluindo aquelas relacionadas ao processamento e transmissão de dados, voz, gráficos e vídeos (Applegate, McFarlan, e McKenney, 1996).
O conceito de Tecnologia da Informaçãotambém está relacionado com a forma a qual é utilizada pelos funcionários de uma empresa para adquirir, processar e comunicar a informação, diferente do conceito de sistemas de informação onde umconjunto de elementos ou componentes inter-relacionados coleta, armazena, processa e distribui dados e informações com a finalidade de dar suporte às atividades de uma organização. TI constitui-sebasicamente de quatro componentes: software, hardware, bases de dados e telecomunicações.

2 A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÕES

A qualidade das informações - assim como avelocidade com que se tem acesso às mesmas - é essencial para a sobrevivência das empresas em uma economia competitiva e globalizada. Diante dessas necessidades imposta por um mercado competitivo, sefaz cada vez mais necessárias o uso de ferramentas tecnológicas desenvolvidas para suprir problemas específicos. Essas ferramentas auxiliam profissionais administrativos e de nível gerencial,possibilitando uma tomada de decisão mais firme e segura, devido ao detalhamento de informações obtidas através da interação entre esse tipo de sistema e seu usuário.

A utilização da TI permite umarelação mais estreita entre empresa e fornecedores, na medida em que qualquer pedido ou sugestão da parte da empresa é possível de ser atendida ou apenas testada pelos fornecedores, assim permitindo uma...
tracking img