Ti nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
tAtualmente, a Tecnologia da Informação participa do dia-a-dia das organizações, vezes como uma arma eficiente de gestão da informação e de apoio às decisões, gerando um diferencial competitivo no mercado, vezes como uma ferramenta que afeta interesses, valores e rotinas há muito tempo centralizado em pessoas. A competitividade e a sobrevivência das Organizações dependem cada vez mais de suacapacidade de perceber as mudanças e antecipar-se às novas demandas, realinhando os investimentos em competências, tecnologias, produtos, serviços e mercados. A velocidade com que a informação e o conhecimento são criados e circulam sem fronteiras, potencializa a importância do capital intelectual. As Organizações dotadas de Inteligência Empresarial, estrategicamente apoiadas pela Tecnologia daInformação (TI), certamente estarão à frente no mundo dos negócios. A tendência natural é tentar medir o valor da informação pelo quanto adicional ela traz, entretanto, o conceito mais amplo e correto é o custo de oportunidade - quanto custa não tê-la. Neste sentido, medir o valor da informação passa a ser um processo semelhante ao de um seguro ou propaganda - quanto custa não ter". Portanto, nestaabordagem amplamente utilizada, a informação é tratada como recurso, possuindo então custo e valor, taxa de retorno, custo de oportunidade de não se ter a informação; pode existir uma sinergia ao combinar dados cujo resultado final é maior que a soma das partes. Independente do tipo de organização - privada ou pública - o administrador orienta suas decisões de investimentos adotando o princípio daracionalidade econômica: obter o máximo resultado com um dado montante de recursos ou minimizar este montante para obtenção de um determinado resultado. Para esta análise, os recursos de informações oportunas e de qualidade são fundamentais para a decisão de maneira a garantir uma atuação eficaz da administração nas áreas sob sua responsabilidade.
A eficácia das ações e projetos da área deTecnologia da Informação são resultados da correta identificação do papel do TI na estratégia da empresa. )
A Tecnologia da Informação, no seu sentido mais amplo (incluindo os sistemas de informação, o uso de hardware e software, telecomunicações, automação, recursos multimídia, utilizados pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento) tem tido papel cada vez mais importante nomundo globalizado, de mudanças constantes e pouca previsibilidade.
A Tecnologia da Informação tem sido reconhecida como arma estratégica competitiva, pois além de permitir e sustentar as operações do negócio viabiliza novas estratégias empresariais. Apesar disto, não é difícil encontrar departamentos de TI desconectados à realidade dos negócios da empresa. Este cenário tem levado a distorçõesque custam caro ás empresas e aos profissionais da Tecnologia da Informação. As corporações deixam de ter retorno adequado ao potencial do TI e em muitos casos tem prejuízos diretos causados por grandes investimentos infundados e que não trazem retorno. Os profissionais da Tecnologia acabam desprestigiados e se vêem sem incentivos preconizando o ciclo vicioso presente nas corporações onde o TI, navisão dos altos executivos, "não funciona".
Cabe ao profissional gestor da TI o papel de assegurar o adequado posicionamento frente às necessidades e estratégias da empresa. O uso de ferramentas simples como o "Grid Estratégico" e o "Modelo de Alinhamento Estratégico" descritos resumidamente abaixo são de extrema importância e decisivos para garantir a eficácia da TI na corporação.
Aqui valeuma pausa para descrever a diferença entre eficiência e eficácia. De maneira geral, eficiência significa fazer bem as coisas, enquanto que eficácia significa fazer as coisas certas. A eficiência está associada ao uso dos recursos, enquanto a eficácia está associada com a satisfação de metas, objetivos e requisitos.
Deve-se ainda considerar o posicionamento no Grid Estratégico e a Perspectiva de...
tracking img