Ti diferencial e competitividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

O PAPEL DO SITE INSTITUCIONAL NA ESTRATÉGIA DE UMA EMPRESA

Um estudo sobre o www.petrobras.com

Por: Lívia de Souza Vieira

Orientador Profª. Mary Sue Carvalho Pereira

Rio de Janeiro 2009

2

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

O PAPEL DO SITEINSTITUCIONAL NA ESTRATÉGIA DE UMA EMPRESA

Um estudo sobre o www.petrobras.com

Apresentação de monografia ao Instituto A Vez do Mestre – Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de

especialista em Comunicação Empresarial. Por: Lívia de Souza Vieira

3

AGRADECIMENTO

A Deus, autor da minha vida e meu melhor amigo, que me permitiu escrever mais esse capítulo noroteiro da minha história.

4

DEDICATÓRIA

Aos queridos amigos da Comunicação Digital da Petrobras: Patrícia, Léo,

Waltinho, Eric, Rodrigo, Paulinha, Gi, Flávio, Octavio e Roberto, que me fizeram trocar lápis e papel por caracteres

criativos.

5

RESUMO
Este trabalho monográfico analisa a importância do site institucional na estratégia de uma empresa. Não é raro perceber que apresença das instituições na internet se resume a informações nem sempre atualizadas, acessadas por meio de sites pouco atraentes e interativos. Partindo da análise de conteúdo e arquitetura da informação, tomamos como exemplo o site global da Petrobras (www.petrobras.com) para enfatizar que é possível e desejável criar uma ferramenta de comunicação digital a partir de uma necessidade estratégicada empresa.

6

METODOLOGIA
A metodologia adotada para este trabalho foi o estudo bibliográfico, além da própria vivência da autora no projeto de criação do site global da Petrobras, abordado no terceiro capítulo. As referências bibliográficas foram de extrema importância para conceituar conteúdo e arquitetura da informação, principais bases de um site institucional.

7

SUMÁRIOINTRODUÇÃO CAPÍTULO I - Conteúdo como transmissão de valor 08 10

CAPÍTULO II - Arquitetura da Informação: quem procura, tem que achar 19 CAPÍTULO III - Estudo de caso - www.petrobras.com CONCLUSÃO ANEXOS BIBLIOGRAFIA ÍNDICE FOLHA DE AVALIAÇÃO 29 38 40 41 43 44

8

INTRODUÇÃO
A internet tem modificado as relações contemporâneas em diversos aspectos. Um deles é o relacionamento entre as empresas eseus públicos de interesse, cada vez mais direto quando se faz uso das ferramentas de comunicação digital.

Este trabalho tem por objetivo analisar como o site institucional de uma empresa pode ser fundamental para sua estratégia corporativa. No capítulo I, enfatizamos a importância de entender o conteúdo do site como transmissão de valor. Informações pertinentes, criativas e com interação serãoo termômetro para que o conteúdo de um site ganhe relevância frente ao das empresas concorrentes.

A partir da premissa de que o site institucional precisa transmitir a missão, visão e os valores da instituição, visando o relacionamento com seus públicos de interesse, analisamos que o internauta acessa o site de uma empresa em busca de informações gerais (o que é a empresa, dados, telefones,endereços) e/ ou de relacionamento (negócios, emprego, patrocínio, ações de investimento, promoções, imprensa).

No capítulo II, abordamos a importância da arquitetura da informação e da usabilidade na construção do site. A correta organização das informações, de forma mais intuitiva possível, cria uma relação subjetiva muito desejada pelas empresas: a de confiança. Um site de boa qualidade é umdos fatores decisivos para que uma marca ganhe a confiança do consumidor.

Utilizando a categorização dos “pais” da arquitetura da informação, Peter Morville e Louis Rosenfeld, analisamos o site a partir de quatro grandes sistemas independentes: Sistema de Organização (organizar a informação de forma coerente e precisa tem um impacto decisivo na competitividade), Sistema de Navegação (a...
tracking img