Ti comunicação aplicada à educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia de Informação e Comunicação
aplicada à Educação
RESUMO
A generalização da Internet como um potente recurso a serviço da sociedade do conhecimento, está fomentando o desenvolvimento de novos cursos, como os online, os programas de educação a distância e as aplicações de tecnologias educacionais nos cursos presenciais.
Considerando que o paradigma relativo à metodologia de ensinoadotado pelas Universidades brasileiras datam de algumas décadas e que estas sofrem a competição crescente e agressiva de outras Instituições de Ensino Superior (IES), um novo paradigma metodológico e tecnológico torna-se imperativo para que as IES continuem atingindo o nível de qualidade nos seus processos de ensino e aprendizagem. Faz-se necessário preciso estudar e analisar como estas ferramentasimpactam o processo de ensino e aprendizagem, e o quanto e como estas já estão difundidas nos processos de interação dos alunos dentro e fora do ambiente acadêmico no país.

Palavras-chave
Tecnologia de informação e comunicação; educação; educação a distância

INTRODUÇÃO
A aplicação das tecnologias educacionais nos cursos presenciais traz em si uma revolução nos paradigmas educacionaisatuais, à medida que apresenta diversas oportunidades para integrar e enriquecer os seus cursos, disciplinas e materiais instrucionais. É preciso fazer a gestão do conhecimento e, principalmente, aprender a construí-lo coletivamente. Além disso, proporciona novas formas de interação e comunicação entre professores e alunos. De acordo com pesquisadores da Cornell University, “a Internet insere novasfuncionalidades na transmissão de informações aos estudantes e fornece a possibilidade de troca de informações através de grupos de discussão. A Internet está revolucionando algumas áreas de estudo através da ampliação das oportunidades de aprendizado e de formatos alternativos para a transmissão de informações”.
O objetivo da introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educaçãonão deve ser um modismo ou estar atualizado com relação às inovações tecnológicas. Esse tipo de argumentação tem levado a uma subutilização do potencial destas, que além de economicamente dispendiosa, traz pouco benefício para o desenvolvimento intelectual do aluno.
Todo processo educativo tem a necessidade de “traduzir” as mensagens pedagógicas. Por esta razão, quanto mais aprofundamos apesquisa e o desenvolvimento das metodologias e tecnologias educacionais, mais esta se torna presente dentro de uma Instituição de Ensino Superior (IES), por meio de: um sistema integrado de gestão educacional; uma política de investimento para adoção de tecnologias educacionais no sistema de ensino vigente definida por um plano de investimento; pesquisa e revisão de modelos pedagógicos e metodológicosvigentes com foco no futuro almejado; desenvolvimento e aplicação de recursos de tecnologia educacional modernos; aplicação de novas políticas de ensino, colaboração e de gestão do conhecimento na instituição, envolvendo a comunidade docente, discente e de apoio, promovendo, assim, uma singular experiência no processo de ensino e aprendizagem.
Alguns dos principais psicólogos e educadores doséculo XX que pesquisaram a relação entre a cognição e o aprendizado, como Vygotsky (2007), Paulo Freire (2006) e Feuerstein (1985), destacaram a importância da interação social no desenvolvimento intelectual humano.

TECNOLOGIA E COMPETÊNCIAS
No Brasil, diversas IES já dispõem de cursos a distância. São inúmeros cursos de graduação, pós-graduação (lato senso e stricto senso) e técnicos, nas maisdiversas áreas de atuação, podendo ser eles semipresenciais ou totalmente a distância.
A EaD tem na própria legislação, uma definição que vai além da simples “entrega” de conteúdos mediada pelas TICs. O Decreto 5.622/2005, que regulamenta a educação a distância no Brasil, caracteriza-a como modalidade educacional na qual a mediação didático–pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem...
tracking img