Ti comunicação aplicada à educação

Tecnologia de Informação e Comunicação
aplicada à Educação
RESUMO
A generalização da Internet como um potente recurso a serviço da sociedade do conhecimento, está fomentando o desenvolvimento denovos cursos, como os online, os programas de educação a distância e as aplicações de tecnologias educacionais nos cursos presenciais.
Considerando que o paradigma relativo à metodologia de ensinoadotado pelas Universidades brasileiras datam de algumas décadas e que estas sofrem a competição crescente e agressiva de outras Instituições de Ensino Superior (IES), um novo paradigma metodológico etecnológico torna-se imperativo para que as IES continuem atingindo o nível de qualidade nos seus processos de ensino e aprendizagem. Faz-se necessário preciso estudar e analisar como estas ferramentasimpactam o processo de ensino e aprendizagem, e o quanto e como estas já estão difundidas nos processos de interação dos alunos dentro e fora do ambiente acadêmico no país.

Palavras-chaveTecnologia de informação e comunicação; educação; educação a distância

INTRODUÇÃO
A aplicação das tecnologias educacionais nos cursos presenciais traz em si uma revolução nos paradigmas educacionaisatuais, à medida que apresenta diversas oportunidades para integrar e enriquecer os seus cursos, disciplinas e materiais instrucionais. É preciso fazer a gestão do conhecimento e, principalmente, aprendera construí-lo coletivamente. Além disso, proporciona novas formas de interação e comunicação entre professores e alunos. De acordo com pesquisadores da Cornell University, “a Internet insere novasfuncionalidades na transmissão de informações aos estudantes e fornece a possibilidade de troca de informações através de grupos de discussão. A Internet está revolucionando algumas áreas de estudoatravés da ampliação das oportunidades de aprendizado e de formatos alternativos para a transmissão de informações”.
O objetivo da introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na...
tracking img