Ti - cabeamento pronto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Essa apostila não pode ser vendida.

Cabeamento

Elaborado pelo Professor: Alessandro Borges de Lima alessandro_borges2010@hotmail.com

CABEAMENTO ESTRUTURADO.

1. Cabo Coaxial Grosso
Possui atenuação de 500 metros sem repetidor, conexão até 100 computadores, conhecido como 10base5 ou thicknet, velocidade de 10 mbp/s e impedância de 50 Ohms. Cabo coaxial para banda base ( composição )Cabo coaxial para banda larga ( composição )

• •

Impedância é igual a resistência elétrica que o cabo suporta. Sigla Ohms

2

CABEAMENTO ESTRUTURADO. O cabo coaxial grosso era usado com um adaptador para conectores AUI, chamado também de vampiro.

A topologia característica barramento.

2. Cabo Coaxial fino
Não utiliza conector AUI. O conector é o BNC. O cabo coaxial fino éconhecido como 10base2 ou thinnet, velocidade 10mpb/s com atencuação de 185 metros e impedância de 50 Ohms.

3

CABEAMENTO ESTRUTURADO. Topologia barramento. Esquema de montagem:

Componentes:

4

CABEAMENTO ESTRUTURADO. Com o surgimento do cabo UTP par trançado, o cabo coaxial foi ficando em desuso para redes, pois para som e vídeo o cabo coaxial é ainda utilizado, com impedância e bitola( tamanho ) diferentes.

CFTV = circuito fechado de TV

CATV = circuito aberto de TV RG = bitola ( tamanho )

A placa de rede também passou por uma evolução, chegando inclusive possuir três conectores.

Hoje temos banda larga com utilização de cabos coaxiais, como também em circuitos fechados e abertos de TV. O que vai diferenciar um cabo coaxial é o seu tamanho e aplicação sendo muitousado para transmissão de imagem e voz. Não é mais viável a utilização de cabos coaxiais em redes, já que seu desempenho em transmissão deixa desejar em comparação ao cabo par trançado.

5

CABEAMENTO ESTRUTURADO.

3. Cabo Par trançado
Com advento do cabo par trançado o uso do cabeamento ganhou maleabilidade e uma melhor viabilidade na transmissão de dados. Durante o tempo o cabo par trançadofoi evoluindo, essa evolução e melhoria do cabo é chamado de categorias, no momento temos 7 categorias sendo algumas em desuso.

6

CABEAMENTO ESTRUTURADO. A topologia ideal sendo utilizada para cabos par trançado é a estrela com utilização de um comutador ou concentrador na rede.

O conector para par trançado é chamado RJ45 e foi sendo aos poucos adotados nas novas placas do mercado emtransição ao antigo cabo coaxial ainda existente.

Na placa de rede podemos observar dois indicativos de cores, o verde é para mostrar que a placa está ligada e funciona, o vermelho pisca, indicativo que a placa realiza transmissão.

A placa de rede mais usada é a fast ethernet com o cabo categoria 5e, sua taxa de atenuação é de 100 metros para dados e podendo chegar 300 metros para Voip.

7 CABEAMENTO ESTRUTURADO. O cabo par trançado são 8 fios de cobre trançados em 4 pares, essa trança serve para a anulação do ruído melhorando a interferência, porém são mais suscetíveis a interferência do que em comparação ao cabo coaxial. Em redes fast ethernet é usado 4 fios dispostos em cores. 2 fios são para transmissão. 1 transmite negativo e o outro transmite positivo. 2 fios são usadospara recepção 1 recebe negativo e o outro recebe positivo 1 par é para transmitir e o outro par para receber. Existe duas Normas para definir quais fios transmitem e quais fios recebem. As Normas são chamadas de EIA/TIA 568-A e a EIA/TIA 568-B

Pela Norma EIA/TIA 568 A a cor verde transmite e a cor laranja recebe, a ordem correta dos fios deve ser: O fio verde branco é usado para transmissãopositivo usa a sigla Tx+ O fio verde único é usado para transmissão negativo usa a sigla TxO fio laranja branco é usado para transmissão positivo usa a sigla Rx+ O fio azul único não é usado em redes Fast Ethernet. O fio azul branco não é usado em redes Fast Ethernet. O fio laranja único é usado para transmissão negativo usa a sigla RxO fio marrom branco não é usado em redes Fast Ethernet O fio marrom...
tracking img