thtfgfhgfhfh

1164 palavras 5 páginas
Introdução:

As reações que envolvem perda e ganho de elétrons são denominadas reações de oxi-redução. Algumas delas são muito importantes no mundo que nos cerca e estão presentes nos processos que permitem a manutenção da vida.
Entendemos por número de oxidação (NOX), a carga que um átomo adquire quando participa de uma ligação e nos ajuda a entender como os elétrons estão distribuídos entre as espécies que participam de uma molécula de um composto iônico.
Um outro conceito importante para a compreensão do experimento é o de eletronegatividade, que é a força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação.
Esta experiência nos ajudará a identificar a natureza das semi-reações de oxi-redução e escrever a equação para reações de oxidação e redução.
Oxidação é uma palavra que significava originalmente combinação com o oxigênio gasoso; mais tarde, o termo foi ampliado para alguma reação na qual uma substância ou espécie perde elétrons.
Redução é um ganho de elétrons. (O termo parece ter sua origem na terminologia metalúrgica: a redução de uma liga de metal). A redução é exatamente o oposto da oxidação.
Quando uma substância é oxidada, o numero de oxidação de pelo menos um dos seus átomos aumenta (torna-se mais positivo), são perdidos elétrons. Do mesmo modo, quando uma substância é reduzida, o numero de oxidação de pelo menos um dos seus átomos diminui (torna-se mais negativo), pois elétrons são ganhos.
Em alguma reação redox, a substância que ganha elétrons é chama de agente oxidante, e aquela que perde elétrons, agente redutor. “Elétrons são sempre transferidos do agente redutor para o agente oxidante, portanto, uma oxidação vem sempre acompanhada de uma redução. (Alguma coisa não pode perder elétrons a menos que alguma espécie química os ganhe)”. (RUSSEL, 1992).
A atividade oxidante dos elementos químicos aumenta com o aumento da eletronegatividade. Sendo, assim, para os halogênios o flúor o oxidante mais forte. Suas propriedades redutoras

Relacionados