thrhh

5134 palavras 21 páginas
INTRODUÇÃO
Desde os anos 90, o mundo tem assistido a uma revolução dos meios de comunicação por meio do advento e popularização do computador e, especialmente, da internet, a rede mundial de computadores. Tal transformação afeta a todos em toda parte, em maior ou menor grau. Todo esse processo não deixa incólume o mundo da linguagem e, assim, parâmetros novos têm surgido também no mundo textual.
Smartphone (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)
Na verdade, esses parâmetros talvez não possam ser simplesmente considerados novos, uma vez que dialogam com formas textuais já pré-existentes. Um bom exemplo disso é o e-mail, “correio eletrônico”, que é uma adaptação da velha carta ao mundo cibernético.
Do mesmo modo, os recados ou mensagens de comunidades de relacionamentos são adaptações, em diferentes níveis de formalidade e mesmo de sigilo do recado, agora não mais no papel, mas em novo suporte.
NOVOS GÊNEROS
Um fato interessante a registrar é que o mundo digital vem (re)criando um grande acervo de gêneros textuais, numa profusão que, muitas vezes, não permite ainda definições completas.
Contudo, alguns princípios universais aos textos podem ser destacados:
• os gêneros textuais, mesmo digitais, continuam a ser definidos a partir de certos elementos fixos;
• em decorrência do exposto anteriormente, a questão do formato, ou seja, da silhueta do texto é, comumente marca distintiva. Pensemos no exemplo do e-mail que mantém as marcas de silhueta da carta tradicional da despedida e da identificação do remetente;
• é ilusório tomar o espaço virtual por informal. Como em todo o resto, há níveis distintos de formalidade/informalidade em seu meio;
• muitos desses gêneros textuais virtuais apresentam hibridismo entre traços característicos de fala e de escrita, o que se manifesta mais claramente me gêneros mais informais desse meio.
Esse último apontamento não é, em verdade, privativo do mundo virtual. Segundo o professor Luiz Antônio Marcuschi, uma das maiores autoridades

Relacionados