Thomas nagel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia da Mente – Thomas Nagel

Juiz de Fora
2011
Thomas Nagel, nascido na Jugoslávia em 1937, é um filósofo radicado nos Estados Unidos, e atualmente leciona Filosofia e Direito na New York University. Seus trabalhos se concentram em Filosofia da mente, Filosofia política e Ética. É reconhecido como um dos pensadores que tentaram esclarecer ou lançar mais questões sobre a relação Mente eCérebro.
Em sua obra “Uma breve introdução a Filosofia”, Nagel é impulsionado pelo pela questão central, de qual seria a relação entre a consciência e o cérebro, ciente das relações complexas entre o que acontece na mente e os processos físicos que se desencadeiam no cérebro.
O questionamento central é a seguinte: a mente é diferente do cérebro, embora esteja vinculada a ele, ou ela é océrebro? Seus pensamentos, sentimentos, percepções, sensações e desejos são coisas que acontecem além de todos os processos físicos que ocorrem no seu cérebro, ou são, elas próprias, alguns desses processos físicos?”
As experiências e vicências pessoais estão no interior da mente humana como um tipo de interioridade que é diferente do modo como o cérebro está no interior da cabeça. Pode-se abrir acabeça de uma pessoa e observar o que há dentro dela, mas não pode abrir sua mente e examiná-la. As experiências, bem como os diferentes estados de espírito, não podem ser meros estados físicos do cérebro. Uma Pessoa deve ser algo mais do que um corpo dotado de um sistema nervoso.
Com uma visão dualista o filosofo declara ser possível a existência de uma alma ligada ao corpo, de tal forma que ambospossam interagir, constituindo o Ser humano em duas coisas muito diferentes: um organismo físico complexo e uma alma puramente mental.
O Autor admite que a crença na alma possa parecer ultrapassada, levando em conta a forte influencia materialista e fisicalista na Ciência moderna.
O fisicalismo é a maneira de pensar centrado na matéria, no empirismo científico, acreditando que as pessoas nãopassam de matéria física, e que seus estados de espírito são estados físicos cerebrais.
Esta linha de pensamento não tem uma explicação específica sobre qual processo cerebral pode ser identificado com a experiência de saborear uma comida desejada, por exemplo. Mas acredita que os estados de espírito são apenas estados do cérebro, e que não há nenhuma razão filosófica para pensar que não sejam.Nagel relata a ideia de que pode-se considerar que as experiências são, na verdade, processos cerebrais, tal como descobrir que outras coisas conhecidas têm uma
natureza real que não poderia ter-se adivinhado, até ser revelada pela investigação cientifica.
Pode parecer surpreendente que a experiência de saborear uma boa comida não seja, talvez, mais do que uma complexa reação física e quimica nocérebro, isso não seria mais estranho que as muitas coisas que se descobriram sobre a verdadeira natureza de objetos e processos comuns.
Ao se investigar a composição química da água, por exemplo, depara-se com algo que pertence claramente ao mundo físico, algo que podemos ver e tocar. Segundo o filósofo, uma característica essencial desse tipo de análise é que não se trata de uma decomposiçãoquímica do modo como vemos, sentimos e saboreamos a água. Esses processos acontecem na experiência interna, não na água que foi decomposta em átomos. A análise física ou química da água desconsidera essas experiências subjetivas.
Um todo físico pode ser analisado em partes físicas menores, mas um processo mental, não. Não é possível somar partes físicas para obter um todo mental.
Outrapossibilidade, apontada por Nagel, é a de que a vida mental ocorre no cérebro, ainda que todas essas experiências, sentimentos, pensamentos e desejos não sejam processos físicos do cérebro. Significando que a massa cinzenta dos bilhões de células nervosas dentro do seu crânio não é apenas um objeto físico. Embora tenha muitas qualidades físicas uma grande quantidade de atividades químicas e elétricas,...
tracking img