Thomas hoobes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
THOMAS HOBBES

Introdução:

Thomas Hobbes criou uma teoria que fundamenta a necessidade de um Estado Soberano como forma de manter a paz civil. Em sua construção hipotética partiu do contrário, ou seja, iniciou sua teoria a partir dos homens convivendo sem Estado, para depois justificar a necessidade dele.

Hobbes, propalou que o surgimento do Estado não decorreu de desígnio divino.Entretanto no seu livro LEVIATÃ, publicado em 1651, divergiu da opinião aristotélica, sustentando que a natureza não ajunta, mas dissocia , porque os desejos e as paixões impelem os homens a atacar e a destruir seus semelhantes.

Esse estágio do convívio humano sem autoridade, onde tudo era de todos, recebe o nome de estado natural.

Biografia:

Cientista político, matemático e filósofo inglês,Thomas Hobbes nasceu em Westport, adjacente a Malmesbury, no Wiltshire, em 5 de abril de 1588, e veio a falecer em 4 de dezembro de 1679. De família pobre, filho de um clérigo semi- letrado,logo cedo foi entregue-lhe, ainda criança, junto com seus irmãos, ao tio, que lhe proporcionou uma boa educação.




Aos 4 anos, Hobbes começou a ser educado na igreja de Westport. Aos sete anos,Hobbes foi recebido como pupilo por Robert Latimer , preceptor versado na cultura clássica e que lhe proporcionou sólidos conhecimentos de latim e grego. Passando por duas escolas e seguindo, aos 15 anos, para Magdalen Hall, em Oxford, onde dedicou a maior parte de seu tempo a ler livros de viagem e estudar cartas e mapas. Formou-se em 1608. No mesmo ano foi trabalhar com a família Cavendish, comomentor de um de seus filhos, a quem acompanhou em viagens pela França e Itália entre 1608 e 1610. Naquela época os filhos de famílias ricas tinham uma espécie de professor particular. Esta profissão não rendia muitos ganhos, mas Hobbes pôde usufruir do conforto da casa e da vasta biblioteca, possibilitando o aprofundamento de seus conhecimentos.

Thomas verificou que a filosofia de Aristóteles,que ensinavam em Oxford, estava sendo combatida e desacreditada devido às descobertas de Galileu e Kepler. Com a morte do seu aluno, em 1628, voltou à França, desta vez para ser tutor do filho de Gervase Clifton. Hobbes voltou a viajar agora em companhia do seu novo aluno. Durante sua estada na França, entre 1629 e 1631, ele estudou Euclides e se interessou pela matemática. Entretanto foi chamado devolta à Inglaterra para se tornar o preceptor de William Cavendish, filho de seu primeiro discípulo.

Foi durante uma nova viagem ao continente que se deu o ponto de viragem intelectual de Hobbes. Quando descobriu os Elementos de Euclides e a Geometria, devido à influência de Galileu, que o ajudou a clarificar as suas idéias sobre a filosofia como qualquer coisa que podia ser demonstrada emtermos positivos, tendo escrito os Elementos do Direito, Natural e Político, que circulou manuscrito em 1640, mas que só foi publicado no século XIX, após ter chegado à Inglaterra, em 1637.


Em 1640, quando a possibilidade de uma guerra civil na Inglaterra já era clara, Hobbes, temendo por sua vida por ser um conhecido defensor da monarquia, viaja de volta para Paris, onde, mais uma vez, foirecebido pelo círculo de intelectuais franceses.

Thomas Hobbes sempre mostrou grande interesse pelos problemas sociais, sendo fiel defensor do despotismo político. É o que comprova seus escritos: "Elementos de Lei Natural de Política" em 1640; "O Cidadão” em 1642, no qual fala do homem em seu estado natural; e em 1651, faz publicar em Londres o “Leviatã”, que será traduzido para o latim em1688, em Amsterdam.

Os contatos que Hobbes teve com cientistas de sua época o levaram a fundir sua preocupação com problemas sociais e políticos, com seu interesse pela geometria e o pensamento dos filósofos mecanicistas. Seu pensamento político pretende ser uma aplicação das leis da mecânica aos campos da política e da moral. As leis que regem o comportamento humano, segundo Hobbes, são as...
tracking img