Thomas hobbes e locke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Para Hobbes, assim como Locke, a natureza criou todos os homens de forma igual e todos estão sujeitos, então, aos mesmos direitos (Estado de Natureza). Porém, por competicao, os dois entram em conflito e assim saem do estado de natureza, entrando muitas vezes no estado de guerra, quando nao se tem um poder comum capaz de manter os homens em respeito.
Hobbes retoma o conceito de razão, deixadopelo legado grego. Para ele, a razão é ação de raciocinar, isto é, de calcular. Um homem dotado de razão é aquele capaz de encontrar os meios certos para se chegar aos fins almejados e é para isso que a razão é usada, para se chegar em algum objetivo.
Hobbes também comenta sobre a diferença do erro e do absurdo, na qual o erro se mostra como uma ilusão, aquilo se achou que ia acontecer mas que naofoi de fato. Já o absurdo seria um possibilidade inconcebível, impossível e falsa.
Liberdade para Hobbes é a ausencia de empecilhos externos para o homem fazer o que bem entender. A partir desse conceito, ele cria o direito da natureza, que proporciona a todos os homens o direito à liberdade para a preservação da vida dos mesmos, não importando o método utilizado.
Uma lei de natureza é umaregra geral que proíbe o homem a fazer qualquer coisa que possa destruir a sua vida direta ou indiretamente. A primeira delas afirma que deve-se procurar a manter sempre a paz, porém, se ela nao for alcancada, pode-se utilizar todos as vantagens para a guerra. Atrelada a esta lei, a segunda: deve-se haver a renuncia de direitos entre os homens, para que todos usufruam dos mesmos direitos e da mesmaliberdade, buscando assim, a paz.
Contrato é a transferência mútua de direitos. Já o pacto é quando um dos contratados espera que a outra parte cumpra sua parte num determinado momento posterior.
Quando nenhum dos contratantes cumpre prontamente sua parte num pacto, este se torna nulo. Um pacto nulo é aquele que fere as leis da natureza.
A terceira lei da natureza diz “que os homens cumpramos pactos que celebrarem”. Caso eles nao cumpram, estao cmetendo uma injustica. Assim, justica para hobbes eh o cumprimento dos pactos.
Com suas paixoes e desejos, o pacto de direitos acaba nao sendo tao eficaz para hobbes, por isso, o mesmo defende que o sistema de governo mais eficiente eh a monarquia, na qual se institui um soberano. Tdos transferem seus direitos para o mesmo. O soberano podechegar ao poder pela força (aquisicao) ou pela livre vontade dos suditos (instituicao).
O soberano representa a vontade dos suditos. Assim ninguem pode se voltar contra o soberano, pois assim, estaria indo contra a propria vontade. Dessa forma, o soberano nunca comete injustica e os suditos devem sempre obedece-lo, a nao ser quando o soberano ordenar que se mate ou que abdique de alguma coisasem a qual não poderá viver, pois assim estará indo contra a primeira lei de natureza (pacto nulo).
Hobbes diz que existem três tipos de governo: monarquia, Aristocracia e Democracia. Monarquia é o governo de uma pessoa como soberano; Aristocracia é quando existe um grupo pequeno – em relação a democracia – de pessoas como soberania; e Democracia é quando o povo elege seus representantes e estesassumem a função de soberano.
Hobbes vê a monarquia como a melhor forma de governo possível, pois não existe divergência nas escolhas do monarca, pois só ele escolhe e somente ele governa.
Já locke, ele diz que devemos saber como convivem os homens em estado de natureza, onde nao ha poder supremo e todos possuem, entao, os mesmos direitos, nao havendo subordinacao alguma entre os homens. Alemdisso, os mesmos podem tambem executar as leis de natureza quando necessitarem. Noberto Bobbio afirma em LOCKE E O DIREITO NATURAL que o estado de natureza não é, por si mesmo, um estado de guerra, mas pode tomar esse rumo.Isto significa que embora não o seja atualmente, o é em potêncial;que não o e originalmente, mas pode transformar-se em um estado de guerra, quando se torna dificil reconduzi-lo...
tracking img