Thomas hobbes - leviatã (fichamento do cap. x)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS I – PROF. DR. RODRIGO PASSOS

FICHAMENTO: THOMAS HOBBES – LEVIATÃ
; CAPÍTULO X - DO PODER, VALOR, DIGNIDADE, HONRA E MERECIMENTO

PODER

PODER DE UM HOMEM: meios para obter qualquer bem futuro. Poder ser original ou instrumental.

PODER NATURAL (ORIGINAL): relativo às faculdades do corpo e espírito: força, beleza, prudência, capacidade, eloquência,liberalidade ou nobreza.

PODERES INSTRUMENTAIS: se adquirem mediante os poderes naturais ou pelo acaso, e constituem meios ou instrumentos para adquirir mais: como a riqueza a reputação, os amigos, e os secretos desígnios de Deus a que os homens chama de boa sorte.

“A natureza do poder é idêntica à da fama.(...) Cresce à medida que progride.”

O MAIOR DOS PODERES HUMANOS é aquele compostopelos poderes de vários homens, unidos por consentimento numa só pessoa, natural ou civil, que tem o uso de todos os seus poderes na dependência de sua vontade: é o caso do poder de um Estado.
Ou na dependência da vontade de cada indivíduo: é o caso do poder de facções.

Ter SERVIDORES é poder, ter amigos é poder, porque são forças unidas.

RIQUEZA E LIBERDADE também é poder, porque consegueamigos e servidores

A REPUTAÇÃO DO PODER é poder, pois com ela se consegue adesão daqueles que necessitam proteção. Pela mesma razão, a popularidade (a reputação de amor da nação de um homem) também é poder.

“Qualquer qualidade que torna um homem amado ou temido por muitos, é poder, porque constitui um meio para adquirir a ajuda e o serviço de muitos.


O SUCESSO é poder: traz reputação desabedoria ou boa sorte.

A AFABILIDADE DOS HOMENS QUE JÁ ESTÃO NO PODER é aumento poder: atrai amor.

A REPUTAÇÃO DE PRUDÊNCIA NA PAZ OU NA GUERRA é poder: confiamos o poder de melhor grado (boa vontade) aos homens prudentes.

A NOBREZA é poder: somente naqueles Estados onde goza de privilégios, pois nestes privilégios se consiste o poder.

A ELOQUÊNCIA é poder: porque se assemelha àprudência.

A BELEZA é poder: sendo uma promessa de Deus, recomenda os homens ao favor das mulheres e dos estranhos.

As CIÊNCIAS são um pequeno poder: não são eminentes, portanto, não são reconhecidas por todos. É pequeno pois é da natureza da ciência que só podem compreende-la aqueles que já a alcançaram.

As ARTES DE UTILIDADE PÚBLICA (FORTIFICAÇÃO, MÁQUINAS E INSTRUMENTOS DE GUERRA) são poder:facilitam a defesa e conferem a vitória

VALOR

"O valor de um homem, tal como de todas as outras coisas, é seu preço; isto é, tanto quanto seria dado pelo uso de seu poder. Portanto não absoluto, mas algo que depende da necessidade e julgamento de outrem. (..)E tal como nas outras coisas, também no homem não é o vendedor, mas o comprador quem determina o preço. Porque mesmo que um homem (comomuitos fazem) atribua a si mesmo o mais alto valor possível, apesar disso seu verdadeiro valor não será superior ao que lhe for atribuído pelos outros."

A MANIFESTAÇÃO DO PODER QUE ATRIBUÍMOS SE CHAMA HONRA OU DESONRA. Atribuir alto valor é honrá-lo, e um baixo valor é desonrá-lo. Nesse caso, alto e baixo deve ser em comparação com o valor que cada homem se atribui a si próprio.

VALORPÚBLICO: aquele que lhe é atribuído pelo Estado, chama-se DIGNIDADE. Se exprime através de cargos de direção, funções judiciais, empregos públicos, ou pelos nomes e títulos introduzidos para a distinção de tal valor.

HONRA

ELOGIAR em qualquer tipo de ajuda é honrar. "poder para auxiliar"

OBEDECER é honrar: ninguém obedece a quem não julga capaz de ajudá-lo ou prejudicá-lo. - Desobedecer édesonrar.

OFERECER PRESENTES é honrar a pessoas que recebe: compra de proteção = reconhecimento de poder. -Pequenos presentes: desonra; não passa de esmola = ideia de pequenos auxílios.

SER SOLÍCITO EM PROMOVER O BEM é honrar, assim como adular. Sinal de que pretendemos proteção ou ajuda. - Negligenciar é desonrar.

CEDER PASSO OU LUGAR é honrar. Equivale a admitir um poder superior.- Fazer...
tracking img