Thomas hobbes & jean – jacques rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Thomas Hobbes & Jean – Jacques Rousseau
Thomas Hobbes tem importância pela sua influência de seus pensamentos. Era um autor inglês cuja obra “Leviatã”, de 1651, é fundamental para o entendimento de seus pensamentos. Hobbes foi o primeiro teórico a adiantar o modelo racionalista e não o método da autoridade, no interior do estudo do pensamento político. O Leviatã é considerado uma das obrasprimas do pensamento político inglês e define o pensamento político moderno, desde o século XVII até os princípios do século XX. Hobbes é empirista e racionalista; põe em prática o empirismo nas suas observações e conclusões sobre a natureza humana, mas faz uma análise das palavras e do raciocínio que é dedutiva, racionalista, principalmente em ciência política.
Hobbes fazia construções lógicas,deduzidas dos conceitos formulados da realidade da natureza humana. Analisa a natureza humana dentro da sua teoria hipotética sobre o prisma realista. Ele não estuda a essência dos homens, mas sim, as condições objetivas dos homens no seu estado natural. A convivência dos homens sem um Estado que os tutele, acarreta uma igualdade aproximada que leva à "guerra de todos contra todos". Neste estado denatureza todos os homens têm direito a todas as coisas. E, sabendo que os bens são escassos, quando duas pessoas desejarem um só objeto indivisível, estas são livres para lutar com todas as armas para satisfazer seu desejo.
A igualdade dos homens no estado de natureza da teoria de Hobbes é a igualdade no medo, pois a vida de todos fica ameaçada. Esta igualdade é na capacidade de um destruir ooutro. Nem o mais forte está seguro, pois o mais fraco é livre para usar de todos os artifícios para garantir seus desejos e sua vida. Para Thomas Hobbes, o homem é uma máquina natural submetida a impulso. : todos possuem poder de satisfazer desejos e capacidade de serem violentos. Só poderão ser detidos por uma força que se mostre superior à sua.
Em resumo: na visão de Hobbes, a única forma deinstituir um poder comum a todos, que possa defender tal sociedade, ou mesmo mantê-la em comum acordo recíproco, onde os cidadãos possam viver satisfeitos, é conferir toda a força e mesmo o poder a um único homem, a outra possibilidade a uma Assembléia de homens, que possam reduzir as diversidades das vontades transformando-as em uma só. Isso passaria da simples razão do consentimento, ou concórdia,seria a união de todos em uma única pessoa, com um pacto de cada homem com todos os homens, concluindo a união de todas as pessoas numa só se chama Estado, o grande Leviatã, este criado pela arte humana, que passa a ser um homem artificial, maior que o homem natural, que tem como objetivo a segurança do povo, sendo um formato de homem, este possui nervos; recompensa e o castigo, a força; a riquezae a prosperidade de todos os membros individuais, saúde; a concórdia, doença; a sedição, e a sua morte; a guerra civil.
Assim como Hobbes, Jean - Jacques Rousseau também se destacou, foi um importante, filósofo, teórico, político e escritor suíço. Nascido no dia 28 de junho de 1712 e faleceu em 1778.
Escrevendo além de estudos políticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura.Em 1762 começa a ser perseguido na França, pois suas obras são consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. O princípio fundamental de toda a sua obra, é que o homem é bom por natureza, mas está sujeito sofrer mudanças com a sociedade, com isso em sua obra sobre educação o filosofo prega o retorno á natureza e o respeito ao desenvolvimento físico e cognitivo da criança e na obra ocontrato social o mesmo relata sobre o estado de natureza e o estado civil dentre outros conceitos.
Rousseau apresenta sua concepção sobre o estado de natureza em pleno século XVIII, onde o mesmo diz que os indivíduos vivem isolados em meio as floresta, sobrevivendo da natureza sendo que os mesmos desconhecem lutas e comunicam-se por ações como gestos, gritos e canto, este momento é tido como...
tracking img