Thomas hobbes; estado de natureza.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estácio de Sá
Barra World
Profa. Ana Clara Brum.
Filosofia Geral e Jurídica
Resposta do Plano de aula 6.


Respostas de Plano de Aula 6

Caso Concreto 1:

1. Segundo Thomas Hobbes oestado de Natureza é entendido como um estado onde os indivíduos vivem isolados e em luta permanente. Tais individuos seriam naturalmente egoistas e viviam em função de proteger os seus própios enteresse.Para Hobbes vigora uma guerra de todos contra todos ou o que ele chama de, “O homen lobo do homen”. Neste estado o homen é como um animal, a lei da selva ou do poder da força vigora; é uma guerra domais forte que domina o mais fraco para sobreviver, e o medo os dominam. Conforme Hobbes, os homens vivem em guerra constante e o medo principal é o da morte violenta. (Do Livro: Filosofia. Ed.Ática, São Paulo, ano 2000, pág. 220-223).


2. Para Hobbes o que legitima o pacto é a passagem de natureza à sociedade civil, onde os individuos renunciam sua liberdade natural (violência) por troca deum direito a vida e segurança, isto é o que legitima o pacto.


3. Os líderes do movimento que levou medo à Bahia provocaram greve, a queimação de carretas e ônibus e aumentou o índicie deviolência; os policiais acreditaram que suas atitudes em mobilizar uma baderna baiana seria uma forma deles lutarem por melhores salários para os policiais. “Para eles, nada é mais importante do que seuspróprios interesses (...).” Esta frase destaca um ponto chave na ideologia de Hobbes, onde ele diz que o homen em seu estado de Natureza, expressa o lobo do homen, tornando-se egoista em seu estadonatural. Os policiais causaram chaos ao buscarem os seus propios intereses. Eles renunciaram o seus direitos dado pelo o estado da sociedade civil, onde o poder e a segurança à vida é assegurada peloEstado, e regressaram ao seu estado natural. Este comportamento é um exemplo que envolve a tese de Hobbes e o pacto social claramente.


Caso Concreto 2:

1. sim, porque quando não há um...
tracking img