thjbgmv

384 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
Propagação de calor:
A propagação de calor ocorre quando há dois ou mais sistemas, com diferentes temperaturas, elas podem ocorrer de três maneira diferentes, sendo elas Condução, convecção e radiação.
CONDUÇÃO: consiste na transferência de energia entre as partículas eu compõem o sistema. Esse tipo de transferência ocorre com maior ou menor facilidade, dependendo da constituição atômica do material, a qual faz com que ela seja classificada entre condutor e isolante nas substancia condutores esse processo de transferência acontece mais rápido como , por exemplo, nos metais, já a substancia isolante, como na borracha e na lã, esse processo e muito lento.
CONVECÇÃO: É o processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga através do transporte de matéria, devido a uma diferencia de densidade e a ação da gravidade. Esse processo ocorre somente com fluidos , isto é com líquidos e gases , pós na convecção térmica a transporte de matéria.
IRRADIAÇÃO: É um processo pelo qual o calor flui de um corpo de alta temperatura para um corpo de baixa temperatura. Podemos dizer que a irradiação térmica e o processo mais importante, pois sem ela seria impossível haver vida na terra, e por irradiação que o calor liberado pelo sol chega até o terra. Outro fator importante e que tidos os corpos emitem irradiação , ou seja, ondas eletromagneticas,cujas características e intensidade dependendo do material de e feito o corpo e a sua temperatura.
EMISSIVIDADE:
É a capacidade de um objeto emitir radiação eletromagnética (no nosso caso, energia infravermelha) quando o comparamos com o chamado "corpo negro" para a mesma temperatura e comprimento de onda. A energia emitida é proporcional a quarta potência da temperatura de um objeto. Emissividade pode ser um valor de 0 (refletida por um espelho) até 1.0 (corpo negro teórico). Muitos materiais orgânicos, revestidos ou superfícies oxidadas podem ter valores de emissividade próximos de 0.95. Todos os nosso

Relacionados