Theowl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Após instalar o dude, o sistema oferece para descobrir toda sua rede de forma default, particurlarmerte, se sua rede for grande isso fará uma confusão de devices. Eu prefiro cancelar essa parte e adicionar os meus Devices manualmente.

Para adicionar uma device, clique no + e escolha Device. Primeiramente vamos adicionar só as Devices.

Na caixa de “add Device” coloque o IP ou nome DNS dodispositivo que quer monitorar. Caso seja um Device com Mikrotik, pode adicionar um User name e Password para acessar esse Device sem precisar de colocar o usuário e senha posteriormente. Marque as caixas Secure Mode (para comunicar em modo seguro com sua Device, e Router OS caso sua Device tenha o Mikrotik instalado. Clique em NEXT.

Essa tela é onde você vai selecionar o serviço ou os serviços(probe) que vai querer monitorar. Clique em + e na tela seguinte no campo PROBE, escolha o serviço. O mais comum é o ping, que por default vai testar a cada 30 segundos com um ping, se dentro de 10 segundos não obter a resposta, o dude irá testar mais 5 vezes antes de dar o Device como down (parado ou caído). Essas configurações pode ser alteradas. Por exemplo, esse Device em específico, eu queroque o Probe Interval (Tempo de teste), seja a cada 1 minuto, que o Probe Timeout (Tempo de espera da resposta) seja 5 segundos (5000ms), e que o Dude faça mais 10 testes (Probe Down Count) antes de mostrar o Device como PARADO. Na tela ao lado, quando se tem um Device que está sendo monitorado a mais tempo, vai mostrar o STATUS do Serviço, se existe problema, quanto tempo ele está UP, quanto tempodesde a última parada, tempo total UP e tempo total de parada. Clique em FINISH se não quiser adicionar mais nenhum Serviço para testar.

O resultado será o Device abaixo, como é um Equipamento com o Mikrotik instalado, imediatamente o Dude já começa a monitorar a CPU e o uso de Disco desse Servidor.

Basta colocar o mouse sobre o Device que poderá acompanhar graficamente informações dosServiços que você solicitou em PROBE no Slide anterior. Nesse exemplo, estamos monitorando CPU(%), Disco (HD em %) e o ping (latência em MS). Essa tela traz o uptime do sistema, versão do routerOS, pacotes que estão instalados. Se um dos Serviços parar de responder, porém os outros estiverem normais, o Dude considera uma queda parcial, e mostra abaixo com a cor e o Serviço que não obteve resposta.Abaixo, um serviço totalmente parado.

Vamos incrementar nosso Device. Clique com botão direito sobre o device e escolha a opção Settings.

Primeiramente coloque uma Descrição da sua Device no campo Name. Depois esolha o tipo da sua Device, nesse caso é um Mikrotik Device, pois tem o routerOS instalado.

Essa tela de settings é muito importante, pois é nela que colocamos o perfil snmp paramonitorar os equipamentos. Qualquer bom equipamento possui o protocolo snmp. Entre no seu equipamento e crie uma community para monitorá-lo, ou deixe a community padrão que é “public”. Vou mostrar a seguir como criar no Mikrotik uma community e habilitar o snmp.

Abra o WinBox e entre no seu equipamento. Clique na aba SNMP, em seguida em Settings. Habilite o SNMP marcando o Enable da caixa 3.Em seguida dê 2 cliques na community public e altere seu nome (por segurança), se quiser pode definir de qual IP esse SNMP poderá ser lido, e se é somente uma community de leitura (Read Access). Pronto, sua community está criada. Vamos adicioná-la ao Dude.

Na tela de Settings da sua Device, clique nos 3 pontinhos do SNMP Profile (1). Na caixa Snmp Profiles (2), clique no + para criar um novoperfil de snmp para seu Dude. Em nome, escolha um nome e em Community, coloque a mesma community que colocou no seu mikrotik ou seu dispositivo. Clique em OK, e em seguida selecione o seu perfil na tela principal.

Depois de dar um OK. Clique novamente no seu Device com botão direito e escolha Settings. Vá para a aba Snmp, se o Dude estiver comunicando com seu Mikrotik, as interfaces, ips,...
tracking img