theoryzing patriarchy

3571 palavras 15 páginas
Rodrigo Dias Ferreira

Theoryzing Patriarchy
Sylvia Walby Sylvia Walby é uma socióloga, atualmente professora de sociologia na universidade de Lancaster, no reino unido. Ela é notada pelo seu trabalho nas áreas de violência doméstica, patriarcado e relações de gênero, bem como a globalização. É participante das pesquisas da UNESCO relacionadas a gênero. É uma das maiores autoridades inglesas no assunto.

Tema do livro O livro Teorizando o Patriarcado (Theoryzing Patriarchy) visa fazer uma explicação coesa sobre vários assuntos, abordando várias perspectivas feministas. Dentre os assuntos abordados estão o lar, a sexualidade, a relação de trabalho assalariado, o estado e a violência sofrida pelas mulheres. O livro busca mostrar cada um desses assuntos e fazer uma relação histórica, para entender o que mudou nas relações de gênero e o que ainda falta mudar, bem como o que “parece” ter mudado, mas a opressão masculina ainda se mantém presente, mesmo que menos óbvia. O livro demonstra as principais perspectivas feministas, radical, marxista, liberal, e a teoria dos sistemas duplos, e depois as relaciona com os assuntos abordados, demonstrando a complexidade e profundidade do pensamento feministas surgidos no último século.

Porque deveria ser lido? O livro elucida as principais vertentes feministas de forma clara e abrangente, é um bom livro introdutório aos avanços do feminismo no mundo globalizado e demonstra os problemas que ainda persistem, como a opressão se tornou menos explícita, mas ainda está estabelecida no sistema social contemporâneo. A importância de um trabalho tão amplo e tão bem elaborado pela autora Sylvia Walby não pode ser despercebida. A abordagem dos tópicos – sexualidade, estado, violência doméstica, trabalho assalariado - faz com que o livro possa ser aplicado e entendido em quase todo o mundo ocidental, visto a similaridade das culturas patriarcais no ocidente. As várias correntes do feminismo mostradas no decorrer do livro

Relacionados