Theo jansen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O artista Theo Jansen, visto em vários vídeos dispostos no YouTube, gera um completo contentamento dentro do que se insere a obra do mesmo. Theo demonstra suas esculturas cinéticas queconstrói a partir de tubos plásticos e garrafas Pet, e são projetadas para se mover e até mesmo sobreviver por conta própria.
Essas esculturas cinéticas causam certo estranhamento,mas também gera grande interesse e curiosidade pela grandiosidade e genialidade das peças, e também pelo fato de não serem estáticas, movem-se de forma fantástica, uma arte diferenciadacom a fusão da engenharia, onde cálculos e muito engenho são milimetricamente pensados, além da criatividade usada para que as esculturas tenham seu movimento próprio. Estruturasgrandes, que se assemelham a carcaças de animais, alguns com formas de rinocerontes, cavalos, girafas, que parecem estar vivos, talvez o que mais impressiona nos trabalhos do artista cinéticoseja a delicadeza do movimento dessas criaturas gigantescas afáveis e dóceis.
Observando-as tem-se a impressão de que anteveem o perigo, como exemplo: se estão caminhando na praia echegam próximas ao oceano, param e voltam; se próximas á um barranco, ou até mesmo se há uma tempestade, elas sentem. Isto graças ao seu criador, Jansen instalou mecanismos sensoriais nascriaturas, permitindo com que elas detectem as periculosidades do espaço e possam mudar de direção.
Impressiona como a arte cinética pode nos causar tanto impacto, também podemos vernas obras desse artista singela beleza, onde seus movimentos causam emoção.
Certamente pessoas se perguntam da utilidade das tais esculturas... A resposta é simples, pura Arte! Umaexpressão artística supra evoluída, onde o artista abre os olhos da humanidade para novas possibilidades artísticas, saindo da mesmisse, e nesse caso, o uso inteligente da energia.
tracking img