The true story od romeo and juliet

552 palavras 3 páginas
Rio de Janeiro, 04/11/2011

Tema 3

Após a renúncia de Jânio Quadros, o vice João Goulart deveria assumir a presidência da república. Porém, embora Jango fosse muito popular entre os trabalhadores, era visto com desconfiança pelas elites conservadoras, que o identificavam com a ameaça comunista.

_______________________//_____________________

A situação no campo era extremamente desfavorável aos trabalhadores rurais. Diante dessa situação, o advogado e político pernambucano Francisco Julião fundou as Ligas Camponesas para defender os trabalhadores rurais desses abusos praticados pelos donos das terras.

_________________________//_________________________

Além da reforma agrária, outras reformas, consideradas de base para modernizar o capitalismo brasileiro, foram discutidas e propostas no governo de João Goulart.

* Estender o direito de voto aos analfabetos e aos soldados, cabos e sargentos das Forças Armadas.

Entre Outras.

Tema 4

O regime autoritário instituído em 1964 durou 21 anos.
Nesse regime a escolha dos governantes era feita pelos chefes militares. Os militares governavam por meio de Atos Institucionais, que Serviram como mecanismos de legitimação e legalização das ações políticas dos militares, estabelecendo para eles próprios diversos poderes extra – constitucionais
_________________________//_______________________

Marechal Castelo Branco, foi o primeiro presidente do regime militar, foi eleito pelo Congeresso Nacional em 15 de abril de 1964.

O governo dos Estados Unidos, por meio da Aliança para o Progresso forneceu ajuda econômica e técnica aos governos militares brasileiros.

Tema 5

Nas eleiços de 1965, a oposição conquistou vitórias no estado de Minas Gerais e no estado de Guanabara, atualmente extinto. Em resposta, os militares restringiram ainda mais a democracia, por meio do Ato institucional.

Em 1974 , o general Ernesto Geisel assumiu o poder, dessa vez com a

Relacionados