The great gatsby

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Literatura e Cinema

The Great Gatsby e o Sonho Americano

Índice

1 Resumo………………………………………………………………………………………………….3

2. O Sonho Americano……………………………………………………………………………….4

3 O Autor………………………………………………………………………………………………….5

4 The Great Gatsby e o Sonho Americano……………………………………………………7

5 O Filme…………………………………………………………………………………………………..9

6 Conclusão………………………………………………………………………………………………117 Bibliografia……………………………………………………………………………………………12

Resumo

O estudo de caso que escolhi foi a obra The Great Gatsby, de Francis Scott Fitzgerald de 1924 e a obra cinematográfica com o mesmo nome realizada por Jack Clayton em 1974.
Em relação ao romance irei analisar o autor, o contexto e o texto. Dada a possibilidade de estabelecer um paralelo entre o livro e o filme, irei também tratar aforma e as estratégias de adaptação que o realizador optou.
Um tema vigente que pude observar nestas duas obras foi o do sonho americano, da potencialidade desse sucesso, que não passa apenas de uma ideia, de um pensamento. Podemos também formular a questão sobre se existe ou não o declínio do sonho no desenrolar da história.

O Sonho Americano

O sonho americano no geral é uma promessainventada pela população americana de serem o povo escolhido, de se cumprirem certos dogmas, se tiverem sucesso material poderão ser felizes. É a aspiração de que qualquer pessoa, independentemente da classe social ou circunstâncias de nascimento possa vir a ser um sucesso tanto no campo material como espiritual, através de trabalho árduo ganho com honestidade.
O sonho baseia-se em ideais deliberdade, de prosperidade, da procura de um futuro melhor. A partir do séc. XX este ideal torna-se cada vez mais material, foca-se apenas nos bens materiais como indicativo de sucesso, as aparências de riqueza são a única coisa que importa. O sucesso material está intrinsecamente ligado ao sucesso espiritual. O homem é aquilo que faz de si próprio, quando nasce é dotado de um sentido de propriedade, masestá algo condicionado ao meio ambiente. Foi por isso que houve uma mudança de pensamento na mente dos americanos que primeiro sentiam-se atraídos pelo oeste selvagem, mas quando Francis Scott Fitzgerald escreve a sua obra o este é que representava mais oportunidades de sucesso.
Esta visão sempre assombrou a sociedade americana, os filmes de Hollywood ainda acentuaram mais a premissa de que tudoé possível, não só para os americanos como para o mundo inteiro.

O Autor

Francis Scott Fitzgerald tornou-se uma figura carismática das letras americanas do pós-guerra e foi com o livro The Great Gatsby que atingiu a sua grandeza.
Nasceu no Centro-Oeste mas foi no Este que realizou todos os seus romances. Quando entrou na prestigiosa Universidade de Princeton tentou erradicar as suas origenspara se integrar, no entanto sentia-se inferior aos seus colegas mais ricos, sofisticados e superficialmente inteligentes. Um sentimento de inferioridade sempre o consumiu mas aos 23 anos era já um escritor famoso. Casa com a mulher dos seus sonhos, a “southern belle” Zelda Sayre, com quem levará uma vida de agitação e fausto.
Era o representante da juventude na década de 20, a que chamou JazzAge, viveu-a com toda a exuberância, tinha uma visão ao mesmo tempo romântica e cínica desse mundo, das festas e dos casos amorosos dos ricos e dos ‘novos-ricos’. Olhando retrospectivamente para esse tempo dirá:

“In 1920 (…) the Jazz Age was in flower (…). A whole race going hedonistic, deciding on pleasure (…). It was pleasant to be in one´s twenties in such a certain and unworried time. Evenwhen you were broke you didn’t worry about money, because it was in such profusion about you.”

Apesar de reconhecer o lado charmoso e apelativo da sociedade nessa época, vê também o lado triste e assustador da vida, como se pode constatar no seu trabalho. Os seus romances começavam a ser mais profundos e trágicos consoante os problemas monetários cresciam e a loucura da mulher se tornava mais...
tracking img