The Concert Of Europe A Fresh Look At An International System Richard Elrod

279 palavras 2 páginas
Aluno: Bruno Macedo Rubião
Comentário Unidade 4

Texto: “THE CONCERT OF EUROPE: A Fresh Look at an International System”
Por RICHARD B. ELROD

Durante sua obra, o autor propõe considerar o Concerto da Europa como uma tentativa consciente e eficiente dos estadistas europeus de manterem relações pacíficas entre Estados soberanos. Segundo ele o concerto raramente recebe muito crédito para o longo período de paz após 1815.
Após a queda de Napoleão fazia-se necessário um novo tipo de diplomacia internacional entre os Estados europeus. Neste contexto, o concerto pode ser definido como a reunião das grandes potências em momentos de crise internacional para manter a paz e desenvolver soluções europeias para os problemas europeus. Para Richard era mais do que uma inovação na técnica diplomática e não pode ser confinada simplesmente à era dos grandes congressos europeus entre 1815 e 1823. Os preceitos essenciais dessa diplomacia teriam sobrevivido à era de congressos e participado na manutenção da paz até 1854.
Seguindo seu ensaio, o autor faz uma crítica ao concerto quando conta que perguntas que implicavam uma afronta para o prestígio de um grande poder não eram discutidas ou resolvidas. Como resultado, muitos problemas importantes e urgentes não receberam atenção simplesmente porque estadistas preferiam evitar perguntas que podiam produzir confrontos ou até mesmo a guerra. Assim, para o autor, o Concerto Europeu não fez nada, em suma, para desafiar diretamente a doutrina das soberanias dos Estados.
Elrdo conclui que, apesar de tudo, o Concerto era realista em tentar gerir em vez de erradicar a tensão internacional. Além do mais possuía uma capacidade surpreendente para persuadir os Estados mais soberanos a observarem seus limites e seguirem uma conduta internacional responsável.

Relacionados