The coca cola company

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CLAUDILENE ALVES DO NASCIMENTO PEREIRA











TRABALHO SOBRE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL




















Santa Luz
2012


claudilene alves do nascimento pereira







TRABALHO SOBRE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCALTrabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:teoria da administtraçaõ,comunicação e linguagem,sociologia filosofia.
Prof.Samara Headley,Marcelo Silveira,Wilson sanches,Màrcia Bastos
Tutor de Sala: Francisco Carlos G. de AraujoTurma: A




















Santa Luz

2012







DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL



O município de Santa Luz, em sua trajetória histórica, apresenta três características
predominantes: solo do sertão nordestino, o ser tão forte que resiste aos desafios e intempéries do tempo. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística– IBGE , Santaluz é um município brasileiro localizado no nordeste do estado da Bahia, semi-árido baiano Faz parte do coração da “sisalândia”, onde ocorreu uma das primeiras experiências do cultivo do sisal na região sisaleira da Bahia. Transforma a pedra bruta em fonte de sobrevivência e arte. Situa-se na Bacia do Rio Itapicuru, possui uma área de 1.659Km², a sua extensão territorial consta de 2(dois) distritos e 35 (trinta e cinco) povoados. As características climáticas indicam 100% no Polígono da Seca, razão pela qual os seus habitantes estão sempre passando por grandes desafios para superar as dificuldades econômicas. (À 258Km da capital). Sua população estimada em 2010 é de 33.816 habitantes, possui belezas naturais pouco exploradas. É reconhecida na região pela produção do Sisal quefoi mais intensivamente explorado até os anos 90, e hoje é o maior produtor de pedra da Bahia, bem como jazidas de ouro recém-descobertas, ainda possui uma das maiores reservas de cromo da região Nordeste, muito embora seja pouco explorado.
A população vive da produção agropecuária de subsistência, com o destaque para a cultura do sisal, exploração artesanal do granito. O cromo é explorado pelaempresa Magnesita e ouro pela empresa rescem chegana na YAMANHA GOLD . O comércio é incipiente, segundo a Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB,) O município possui 538 estabelecimentos 51 comerciais que não correspondem às expectativas da população economicamente ativa e 88 indústrias.
Outros aspectos importantes são as relações de trabalho assumidas no município –
parcerias,assalariados, assalariados sob mecanização, pequenos, médios e grandes proprietário3.Há no município uma predominância de trabalhadores rurais, funcionários públicos e em atividades diversificadas – comércio, economia informal e outros. Não há trabalho para todos os adultos, muitos são obrigados a emigrar para outras regiões.
Na perspectiva de Franco (2000) a consciência da comunidade é determinante nasrelações de parcerias para identificar as questões críticas que afetam a realidade econômica, social e política local. Se “o sucesso de todos depende do sucesso de cada um” como condição de se fortalecer o desenvolvimento local então a sociedade civil local deve assumir com maior eficácia as mudanças relacionadas ao bem estar coletivo. Pela descrição das condições econômicas do município de Santa Luzmostra a fragilidade da economia local, porém, com algumas alternativas de produção autocriativas.
BUARQUE (1999, p.10) argumenta que o desenvolvimento local é um processo endógeno resultante da mobilização da sociedade local e de um ambiente político e social favorável em convergência com os atores sociais do município. O resultado de uma vontade conjunta desta sociedade dará sustentação...
tracking img