The clash of civilization

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha crítica do artigo “The Clash of Civilization?”

“As distinções mais importantes entre os povos não são ideológicas, políticas ou econômicas. Elas são culturais.”

Doutor pelaUniversidade de Harvard, especialista em política americana e internacional, relações internacionais e nas modernizações transformadoras da sociedade, Samuel Phillips Huntington, publicou em1993, na revistaamericana Foreign Affairs, o controverso ensaio The Clash of Civilization?, abordando a teoria por ele elaborada de quê as identidades culturais e religiosas dos povos tornar-se-ão a principal fonte deconflito no mundo multipolarizado.
Nos anos posteriores à Guerra Fria, constatou-se o começo de mudanças nas identidades dos povos, e consequentemente na política mundial. Pela primeira vez naHistória, esta se tornou multipolar e multicivilizacional. A partir da conjectura de que os valores das sociedades contemporâneas são o reflexo da herança deixada pelas civilizações, Huntington infere quesão as diferenças culturais que levarão nações a conflitos étnico-religiosos. Neste contexto, a ilusão de harmonia pós 1989 logo foi dissipada pela multiplicação de conflitos de limpeza étnica, pelaruptura da lei e da ordem e pelo surgimento de novos padrões de alianças e conflitos. Para Huntington, a divisão internacional tornou-se um paradigma capitalista, segregando o mundo entre nações pobres ericas, e, além disto, maximizando a anarquização das relações interestatais, visto que cada Estado luta para garantir a sua sobrevivência e segurança, levando o cenário internacional a um climaanárquico e desproporcional.
Nesse mundo, os conflitos de maior relevância não se darão entre classes sociais, ou entre grupos definidos em termos econômicos, mas sim entre povos pertencentes adiferentes entidades culturais. Para Samuel, guerras tribais e conflitos étnicos ocorrerão no seio das civilizações; e os conflitos culturais mais perigosos são aqueles que ocorrerem ao longo das linhas...
tracking img