The chronicles of narnia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENGLISH WORK

DIA ENTREGA:



ASSUNTO: The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe

As Crônicas de Nárnia, obras da literatura inglesa que deram origem ao filme, são uma série de livros infantis escrita por Clive Staple Lewis e que foram publicadas entre os anos de 1950 a 1956. A coletânea é constituída por sete obras que narram as aventurasocorridas em uma terra fictícia denominada de Nárnia. Nesta terra, os animais falam e as criaturas mitológicas estão em todo lugar (como o fauno, um ser metade homem e metade cabrito).

Lewis iniciou a publicação da série com O Leão, A Feiticeira e o Guarda- Roupa, sendo esta a Obra base do filme lançado pela Walt Disney Pictures. Contudo, o autor não tinha a intenção de escrever outros livros epor essa razão que ao assistirmos ao filme, a história aparece no final como concluída, sem dependência de uma continuação posterior que comprometa o entendimento do enredo, como o que ocorre, por exemplo, na série de filmes “O Senhor dos Anéis”. Além disso, segundo informações do site Wikipédia “a ordem de publicação não necessariamente acompanha a ordem cronológica dos eventos ao longo doslivros. Este fato chega a criar alguns pontos incoerentes entre os livros que geram alguma discussão”. Diante disso, o primeiro livro lançado (O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa) seria, na verdade, o segundo, levando-se em conta a ordem de acontecimento dos fatos.
Quanto ao enredo, O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa focaliza ahistória em quatro irmãos - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - que vivem na Inglaterra, em plena 2ª Guerra Mundial. Quando vão morar na casa de um tio distante, que vive no campo, as crianças nem desconfiam que a propriedade seria o passaporte para um outro mundo. Em uma de suas brincadeiras, eles descobrem um guarda-roupa mágico, que leva quem o atravessa ao mundo de Nárnia. Este lugar, que já foipacífico, hoje vive sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis. Em Nárnia não existem humanos, só animais. O Castor revela que Nárnia vive em um constante e tenebroso inverno, no qual nunca chega o Natal. A Bruxa castiga quem é contra seus domínios transformando-os em pedra. Segundo uma profecia, somente com a chegada de ''dois filhos de Adão'' e ''duas filhas de Eva'', o poder da Bruxa em Nárnia iriaacabar. Sob a orientação do leão Aslam, que governa Nárnia, as crianças decidem ajudar na luta para libertar este mundo do domínio de Jadis.

As duas características mais marcantes da obra são o maniqueísmo e a influência do cristianismo. No primeiro caso, pode-se dizer que este elemento, é na verdade, típico de toda obra infantil. Ao refletir a eterna luta do bem contra o mal, demonstra-se àscrianças que sempre haverá triunfo do primeiro sobre o segundo, e que mesmo diante de todos os sacrifícios ocorridos durante os eventos, àqueles detentores de virtudes nobres é que são merecedores de ganharem a batalha final. Mas “As crônicas de Nárnia” diferenciam-se um pouco de outras obras infantis no que diz respeito a este aspecto maniqueísta do que é ser bom e do que é o mal, porque apersonagem de Edmundo comete grandes deslizes ao entregar seus irmãos à Feiticeira Branca, seduzido pelo poder que esta pode lhe proporcionar. Edmundo não é necessariamente mau, mas é justamente neste ponto que se destaca a influência do cristianismo. Este é um aspecto um tanto sutil, principalmente para as crianças. Ao Leão Aslan cabe perdoar o irmão traidor: ele sacrifica-se para que Edmundo não morranas mãos da Bruxa maligna. Para muitos, é nesta cena que reside a maior analogia com Jesus Cristo e seu papel no cristianismo. Além disso, a personagem de Aslam é a personificação de um criador supremo. Foi ele quem trouxe a vida para Nárnia, bem como definiu quem seriam os animais falantes e quais seriam as leis daquela terra. É uma criatura de extrema inteligência e bondade, conhecedor das...
tracking img