“The black mate” de joseph conrad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LETRAS
LITERATURA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS - PROSA II
PROFESSORA: MICHELLE BAHURY
ALUNA: DENISE CHRISTINE BARROSO MARTINS

ANÁLISE DO CONTO “THE BLACK MATE” DE JOSEPH CONRAD

São Luís
2011
DENISE CHRISTINE BARROS MARTINS

ANÁLISE DO CONTO “THE BLACK MATE” DE JOSEPH CONRAD

Trabalho apresentado à disciplinade Literatura de Língua Estrangeira – Inglês- Prosa II do curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão para obtenção de nota, elaborado sob a orientação da professora Michelle Bahury.

São Luís
2011
SUMÁRIO

1. O TEMA.................................................................................................................3
2. SOBRE OAUTOR................................................................................................4
3. ASPECTOS LITERÁRIOS..................................................................................5
4. INFERÊNCIAS DO LEITOR..............................................................................7REFERÊNCIAS...........................................................................................................9

1. O TEMA

O conto “The Black Mate” de autoria de Joseph Conrad tem como tema o preconceito e a discriminação. Termos indissociáveis, tendo em vista que o primeiro dá origem ao segundo. O preconceito presente na obra se concretiza na discriminação por raça e por idade, ambas, bastante recorrentes no enredo.
O personagem Mr. Bunter, marinheiro do navio Sapphire, é um dos alvos dediscriminação. Mr. Bunter é caracterizado fisicamente como um homem de pele escura e difícil de bronzear, cabelo muito preto e olhos azuis. Fica bastante claro no texto que este personagem chama a atenção de todos por causa de sua aparência, isto se comprova neste fragmento retirado da página 2:

(…).But it is only when you meet one that you notice how men with really black hair, black as ebony, arerare. Bunter's hair was absolutely black, black as a raven's wing. He wore, too, all his beard (clipped, but a good length all the same), and his eyebrows were thick and bushy. Add to this steely blue eyes, which in a fair-haired man would have been nothing so extraordinary, but in that sombre framing made a startling contrast, and you will easily understand that Bunter was noticeable enough.(p.2)

A partir do que foi citado, observa-se que a descrição de Bunter revela a discriminação sofrida pelo mesmo, pois seu cabelo preto é comparado com as asas de um corvo, animal que causa certa repugnância.
Capitão Johns, dono do Sapphire, também sofre discriminação por parte dos demais comandantes. Em alguns momentos da narrativa, fica explícito o preconceito que existe contra os comandantesde idade mais avançada e é Capitão Ashton, tipo cínico e provocante, quem mais age de forma discriminatória:

The chaffing was generally undertaken by Captain Ashton, a cynical and teasing sort of man. It was Captain Ashton who permitted himself the unpleasant joke of proclaiming once in company that "Johns is of the opinion that every sailor above forty years of age ought to bepoisoned--shipmasters in actual command excepted. (p.2)

O conto “The Black Mate” aborda basicamente essas duas formas discriminatórias, por cor e por idade. Ao fim da obra, o segredo de Mr. Bunter é revelado e fica claro para o leitor que Bunter tingia seus cabelos e sua barba de preto, como uma maneira de esconder sua verdadeira idade para que não fosse demitido de seu emprego.

2. SOBRE O AUTORJózef Teodor Konrad Korzeniowski nasceu em 1857, em uma cidade onde, hoje, fica a Ucrânia. De uma família aristocrática, o pai de Joseph era tradutor e escritor e também lutava contra a opressão russa. Após seu pai ser exilado em 1863, Conrad ficou aos cuidados de um tio rico.
Aos dezesseis anos Joseph Conrad abandonou a escola e decidiu seguir a carreira de marinheiro, mudando-se para a França e...
tracking img