Thaziagomes@hotmailcom

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL THAZIA GOMES DA SILVA CASTRO

UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Sousa 2011

Thazia Gomes da Silva Castro

UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Trabalho interdiciplinar apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do segundo semestre.

Sousa 2011

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------- 04 2. DESENVOLVIMENTO--------------------------------------------------------------- 05 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS---------------------------------------------------------- 07 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS----------------------------------------------- 08

3.

1. INTRODUÇÃO A família representa um grupo social primárioque influencia e é influenciada por diversos fatores, que sofre constantes transformações refletidas pela sociedade em diferentes épocas, pondo em jogo seus conceitos e valores, podendo ser facilmente percebida pelas modificações que a mesma vem sofrendo ao longo do tempo, onde a pirâmide composta por pai, mãe e filhos passou a ser pouco encontrada e a definição e o conceito de família aos poucosforam sendo reformulados e reesignificados. Nesse contexto de transformações, identificamos diferentes tipos de família, onde destacamos: a tradicional, a nuclear e a pós-moderna (contemporânea). Os quais sofreram modificados ao longo do tempo, cada uma atribuindo seus valores em determinada época e período. Dessa forma, o presente trabalho visa analisar os diferentes conceitos de família ao longodo tempo, suas estruturas e formas de ver o mundo e estar no mundo, bem como perceber o papel da mulher nos dias atuais dentro do contexto familiar, destacando sua participação social e econômica aliada a suas responsabilidades dentro da família.

4.

2. DESENVOLVIMENTO

As tempo

famílias e suas transformações ao longo do

A Antropologia apresenta três tipos de família que se destacamao longo do tempo à tradicional tendo como principal característica o número elevado de pessoas que a compõem, estando centrada na autoridade do patriarca. Esse tipo de família teve destaque até a primeira metade do século XX, onde eram considerados "familiares" não só os pais e filhos, mas avós, tios, primos, etc. perdurando em suas as relações conceitos morais e autoritários da época. Outro tipode família em destaque é a nuclear, surgida a partir da metade do século XX, que se fundamenta basicamente em pai, mãe e poucos filhos. As relações não são mais tão autoritárias os pais começam a dar abertura principalmente ao dialogo entre os filhos, e o conceito de família engloba um núcleo mais caseiro. Já a família pós-moderna é a que surgiu mais atualmente, onde não existem regras básicas deparentesco. Filhos moram somente com o pai ou somente com a mãe (em virtude do divórcio) avós assumem o papel de pai e mãe, casais passam a conviverem sem filhos, ocorrem uniões homossexuais, etc.

Fatores que contribuem para a formação da família contemporânea
Esse novo conceito de família, o qual nos deparamos nos dias atuais foi desencadeado por inúmeros fatores sociais, culturais eeconômicos que contribuíram para sua formação, destacando-se nesse contexto a liberdade feminina, suas lutas e seus direitos, onde a presença da mulher na sociedade tornou-se mais forte e presente , bem como as transformações ocorridas, seja na família, no mercado de trabalho, na educação dos filhos ou na relação conjugal, a figura feminina adquiriu mais independência, autonomia e poder de decisão pelamaternidade ou não, onde muitos costumes e posturas são duramente questionados, principalmente pela figura do homem machista que precisa repensar sob o seu modo de ver a vida e a família, mas especialmente pelo “ser mulher”. Onde esta, por sua vez deve abraçar essa nova missão compreendendo que o papel da mulher que opta ser mãe continua o mesmo, de orientação e de criação de seus filhos. Mas a...
tracking img