Thales de mileto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TALES DE MILETO
Para alguns historiadores da matemática antiga, a geometria demonstrativa iniciou-se com Tales de Mileto, um dos sete sábios da Grécia.Tales é uma figura imprecisa historicamente, pois não sobreviveu nenhuma obra sua. Pouco sabemos sobre a vida e obra de Tales - O que sabemos é baseado em antigas referências gregas à história da matemática que atribuem à ele um bom número dedescobertas matemáticas definidas.
TALES DE MILETO MATEMÁTICO, ASTRÔNOMO, E GRANDE PENSADOR
Tales de Mileto (em grego Θαλής ο Μιλήσιος) foi o primeiro matemático grego e o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia ocidental. Nasceu em Mileto, antiga colônia grega, cidade da Jônia, na Ásia Menor, atual Turquia por volta do ano 625-640 e falecido em547-562 a.c. (as datas de nascimento e falecimento apresentam variações dentre as diversas literaturas pesquisadas, não se confirmando o ano exato). De descendência de família fenícia ou Beócia, Tales era filho de de Celobulina e de Cadmus ? filho de Agenor e diante da indignação que seus pais sentiram contra os tiranos que oprimiam as pessoas de bem os obrigou a deixar o seu país eles se estabeleceramem Mileto onde Tales nasceu no 1º ano da 35ª olimpíada.
Tales foi pela primeira vez quem mereceu o glorioso título de sábio, dos sete sábios apontados da Grécia Antiga discípulo dos egípcios e caldeus . e foi o autor da a mais antiga escola filosófica que se conhece na antiguidade - a Escola Jônica (escola de pensamento dedicada à investigação da origem do universo e de outras questõesfilosóficas, entre elas a natureza e a validade das propriedades matemáticas dos números e das figuras); relativa ao nome do local onde nasceu.
Ele se dedicou por algum tempo à magistratura. Segundo Heródoto, Tales foi um estadista de visão que advogou a federação das cidades jônicas da região do Egeu.
O desejo de conhecer os segredos da natureza o impeliu a abandonar os negócios e a vida pública. Foipara o Egito, onde as ciências já floresciam e sendo estrangeiro rico e respeitável (acumulando sua fortuna através de sua habilidade com o comércio); o famoso Tales durante a sua estadia, conversou com os sacerdotes que eram os doutores naquele país durante muito tempo. Tales instruiu-se nos mistérios de sua religião e interessou-se particularmente pela geometria e astronomia. Enriquecendo aindamais seus conhecimentos filosóficos.
Tales tinha uma grande inteligência, falava pouco e refletia muito. Negligenciava seus interesses pessoais e era devoto ao bem da república. Quando retornou a Mileto, passou a se dedicar inteiramente às especulações filosóficas, às observações astronómicas e às matemáticas. Viveu grande solidão e procurou unicamente contemplar as coisas celestes. O amor pelasabedoria (a verdadeira filosofia) o fez preferir a calma do celibato aos cuidados e problemas que acompanham o casamento. Não tinha completado 23 anos quando sua mãe lhe ordenou que se casasse. Ele respondeu: "Quando se é jovem, não é tempo de se casar; quando se é velho, é tarde demais, e um homem que está entre essas duas idades não deve ter muito tempo para escolher uma esposa"
Como fundador daEscola Jônica, considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.
Entre os principais discípulos de Tales de Mileto merecem destaque: Anaxímenes que dizia ser o "ar" asubstância primária; e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação.
Proclo, Laércio e Plutano atribuem a Tales não só a transplantação de conhecimentos matemáticos do Egipto para a Grécia, mas ainda à descoberta de várias proposições isoladas relativas às paralelas, aos triângulos e às propriedades do círculo, não apresentando nenhuma sequência lógica, mas com...
tracking img