Thales de mileto - enquanto matemático grego -

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Thales de Mileto
- Enquanto Matemático Grego -

Porto, Março de 2006 Maria Filipe

Thales de Mileto
- Enquanto Matemático Grego -

Índice:

1. Introdução e Notas Biográficas 2. Descobertas 3. Teorema de Thales 4. Curiosidades 5. Conclusão

Bibliografia consultada:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tales_de_Mileto http://www.apm.pt/pa/index.asp?accao=showtext&id=3064http://geocities.yahoo.com.br/saladefisica6/cinematica/circular.htm http://www.consultorioct.mct.pt/?&accao=resposta&questao=180&id_tema=110 http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/mhist.html

2

Thales de Mileto - Enquanto Matemático Grego –

1. Introdução e Notas Biográficas

Dizem na wikipedia que Thales de Mileto seria assim:

Mas eu prefiro pensá-lo como uma pessoa como nós, vivendo no nosso tempo e que gosta defilosofia e de matemática.

Portanto, apesar de ter nascido em Mileto, na época uma antiga colónia grega da Ásia Menor, por volta de 625 a.C., eu gosto de o ver assim:

Dizem, também, que morreu velho, talvez em 547 a.C., portanto com 77 ou 78 anos de idade, durante a 58ª Olimpíada.

Thales de Mileto é conhecido como o primeiro filósofo ocidental, fundador da Escola Jónica e hojeconsiderado como um dos sete sábios da Grécia Antiga.

3

2. Descobertas Thales considerava a água como sendo a origem de todas as coisas.

Aristóteles (outro filósofo da Grécia antiga) explica que “Thales diz que o princípio de todas as coisas é a água, sendo talvez levado a formar essa opinião, por ter observado que o alimento de todas as coisas é húmido e que o próprio calor é gerado e alimentadopela humidade. Ora, aquilo de que se originam todas as coisas é o princípio delas. Daí lhe veio essa opinião e também a de que as sementes de todas as coisas são naturalmente húmidas e de ter origem na água a natureza das coisas húmidas”.

Durante as suas viagens pelo Egipto, Thales conheceu as obras de vários matemáticos e astrónomos. Dedicou-se à matemática, estabeleceu os primeiros postuladosbásicos da geometria e é agora lembrado pelo teorema com o seu nome.

Estudou as rectas e os ângulos e fez demonstrações formais rigorosas sobre a geometria do círculo e do triângulo isósceles.

Pensa-se que terá descoberto a forma de calcular a altura de uma pirâmide partindo do comprimento da sua sombra, em determinado período do dia e através da posição do Sol e de medir a distância de umnavio que se encontra no mar.

4

Atribui-se a Thales também a primeira medida exacta do tempo utilizando o gnômon (relógio solar) e a construção de parapegmas (calendários

astronómicos que continham informações meteorológicas).

Thales foi o primeiro a explicar o eclipse do Sol. Segundo Heródoto, ele teria previsto um eclipse solar em 585 a.C.

3. Teorema de Thales Existem váriasapresentações do teorema de Thales, mas a que eu gosto mais é a que diz que “um ângulo inscrito numa semi-circunferência é um ângulo recto”.

Na verdade, se desenharmos uma semi-circunferência e tentarmos colocar lá dentro um triângulo, o triângulo que se forma será sempre rectângulo. Vejase a figura seguinte:

Como se pode ver os segmentos de recta azuis fazem entre si um ângulo de 90º e o mesmose passa com os segmentos verdes e os vermelhos, logo, todos

5

os triângulos com lados azuis, verdes ou vermelhos, formados com o segmento de recta do diâmetro da circunferência são triângulos rectângulos.

Por vezes, surge ainda como sendo de Thales, o teorema relativo a linhas rectas paralelas cortadas por uma secante, mas outros acham que é de origem egípcia e babilónica.

Esteteorema explica que um objecto em movimento circular uniforme, por exemplo a roda gigante

ou

o

movimento de uma funda,

tem sempre uma direcção perpendicular ao raio, ou seja, um objecto quando gira a uma velocidade constante a sua direcção (a orientação das setas) é uma tangente da trajectória (movimento circular) que o gera. Logo, todas as secantes (linhas verde e azul) geradas a partir...
tracking img