Tha s Siqueira Dias Miracema

282 palavras 2 páginas
A importância e aplicabilidade dos Planos de Ação e Emergência

Planos de Ação e Emergência nas Indústrias são fundamentais porque ajudam na prevenção de acidentes. A convenção da Organização Internacional do Trabalho tem como objetivo de prevenir acidentes maiores (acidentes industriais maiores são os que envolvem substâncias perigosas), reduzir o máximo possível os riscos desses acidentes, como também reduzir as consequências desses acidentes maiores. Onde deve ser levado em conta todos os fatores envolvidos, como as causas desses acidentes, erros de organização, o fator humano presente, falhas dos componentes, desvios das condições normais de funcionamento, interferências externas e fenômenos naturais.
Os empregadores serão responsáveis por identificar toda instalação de risco sob o seu controle, deverão criar e manter um sistema documentado de controle de risco onde deve ser estudado os perigos e avaliado os riscos; deve ter também medidas técnicas que compreendam projeto; medidas organizacionais; planos e procedimentos de emergência, deve ocorrer a preparação de planos e procedimentos eficazes de emergência local; fornecimento de informações sobre possíveis acidentes e planos internos de emergência a autoridades e órgãos responsáveis. Numa instalação de risco de acidente maior, os trabalhadores e seus representantes serão consultados por meio de apropriados mecanismos de cooperação para assegurar um sistema seguro de trabalho.
Com relação a saúde e segurança no trabalho a Convenção 174 (convenção sobre a prevenção de acidentes maiores) tem como objetivo a prevenção de acidentes industriais maiores que envolvam substâncias perigosas e a limitação das consequências desses acidentes, onde na empresa deve ser tomada devidas medidas para minimizar os riscos desse acidentes maiores, o empregador e o empregado também tem o seu papel fundamental para manter o nível de segurança e evitar que acidentes assim aconteçam.

Relacionados