tgvhih

2892 palavras 12 páginas
COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS
2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013
Professor (a): Flávio Matias de Araújo
1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA
ROTEIRO DE ESTUDO - GABARITO
Estudante: __________________________________ Turma: ____ Data: ___/___/____
_______________________________________________________________________
QUESTÃO 01:
Observe as afirmações sobre ceticismo e assinale a alternativa correta.
A) O ceticismo é sempre ingênuo, pois colocar tudo em dúvida e suspender as certezas já implica uma certeza: duvidamos e, por isso, existimos.
B) O ceticismo afirma que não podemos ter conhecimento sobre a natureza e que só uma psicologia empírica poderia explicar o conhecimento, sobretudo, a partir da noção de hábito.
C) Toda forma de ceticismo se constitui como uma luta contra posições ideológicas e dogmáticas.
D) O ceticismo é indubitavelmente um traço mais marcante da filosofia, por não acreditar em nenhuma forma de conhecimento segura.
QUESTÃO 02:
Friedrich Nietzsche critica o pensamento socrático-platônico e a tradição da religião judaico-cristã por terem desenvolvido uma razão e uma moral que subjugaram as forças instintivas e vitais do ser humano, a ponto de domesticar a vontade de potência do homem e de transformá-lo em um ser fraco e doentio. Assinale o que for correto. A) Ao criticar o conhecimento racionalista, considerado hipócrita e decadente, Nietzsche propõe uma noção de razão não-repressiva, que permite o livre curso dos instintos, de modo que o homem forte possa, ao mesmo tempo, acompanhar e superar o movimento contraditório e antagônico da vida. B) Para Nietzsche, o conhecimento, que uma explicação racional da realidade, deveria ter a missão de criar uma raça capaz de dominar a humanidade, sendo, por isso, necessário aniquilar os mais fracos.
C) Nietzsche concorda com o marxismo, quando esse afirma que a história da humanidade é a história das lutas de classes, e considera que o conhecimento verdadeiro é a única forma de organização a

Relacionados