Tgs orientadora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definições.
DADOS:
Os dados referem-se a uma recolha de informações organizadas, normalmente o resultado da experiência ou observação de outras informações dentro de um sistema de computador, ou um conjunto de instalações. Os dados podem consistir em números, palavras ou imagens, as medições e observações de um conjunto de variáveis; informações, registro que identifica alguma coisa tantoobjeto ou animal.

INFORMAÇÃO:
Qual a definição de Informação?

O conceito, a noção que temos de informação é bem vago e intuitivo. Quando fazemos uma pergunta, estamos pedindo informação. Quando assistimos ou a um filme, estamos absorvendo informação. Ao ler um jornal, uma revista em quadrinhos, ou ao ouvir uma música, sabemos que estamos lidando com algum tipo de informação. Até quando contamosuma piada estamos transmitindo informação. Usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação durante o tempo todo, durante todo o tempo. Entretanto, não temos uma definição precisa do que é informação. Não temos uma definição que diga o que é e o que não é informação. Sabemos intuitivamente o que é informação, mas não conseguimos descrever, empalavras, o que é informação. 

SISTEMAS:
Um sistema (do gregosietemiun) é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".
Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. Osistema é um conjunto de órgãos funcionais, componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre eles, à integração entre esses componentes pode se dar por fluxo de informações, fluxo de matéria, fluxo de sangue, fluxo de energia, enfim, ocorre comunicação entre os órgãos componentes de um sistema.Um sistema interage com o seu meio através de entradas e saídas. Nesses casos, édeclarado com um sistema aberto.

* Os sistemas são dinâmicos e têm componentes e fluxos, que devem permanecer em sinergia e homeostase ao longo do tempo.
* Outra distinção é a relação de sistemas físicos para sistemas conceptuais:
* Um circuito elétrico pode ser considerado um exemplo de sistema em Engenharia.
* Sistemas conceptuais são compostos de ideias. Sistemas conceptuaisgeralmente existem para ajudar a busca de objetivos específicos ou podem ser usados para modelar sistemas físicos. Um conjunto de componentes inter-relacionados pode ser declarado um sistema, ou ainda ser abstraído para ser declarado um componente de um sistema maior. Sistemas permitem a prática de "atividades", os sistemas conceptuais permitem que "coisas" sejam feitas na sociedade humana.
* Nasciências sociais o sistema econômico é considerado como determinante dos demais sistemas, interferindo nosistema jurídico, no sistema carcerário, no sistema da previdência social etc.
* No corpo humano, podemos definir sistemas como o sistema nervoso, o sistema circulatório, o sistema digestório, sistema reprodutor, sistema respiratório.

SISTEMA DA INFORMAÇÃO:
A informação sempre foiimportante e essencial mesmo para a tomada de decisão e, portanto, para qualquer ato de gestão. Mas hoje, o volume de informação disponível conheceu um crescimentoexponencial. Atualmentenãoháfaltadeinformação, mas simexcessodedados. Uma consequência destarealidadeéqueéprecisoorganizaressamesmaquantidadededados. Eéparaisso que existem os Sistemas de Informação. Podem dar-se várias definições de Sistemasde Informação, mas é importante compreender doqueé o quefalamosquandopensamosnesta realidade presentenasorganizaçõesenasempresas, sejamelasgrandesounão. Trata-se deumconjunto,compostoporváriascomponentescomo computadores,pessoas,processos,etc.,quepermiteproduzir,recolherearmazenardados. E esses, dados constituemainformaçãoqueéessencialparaagrandemaioriadastomadasdedecisão, nomeadamente...
tracking img