Tga - teoria da contigencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A teoria da contingência enfatiza que tudo é relativo, ou seja, depende de algo para acontecer. E se pararmos para analisar isso se estende não somente nas organizações, mas em todos os campos de nossa vida.
A teoria da contingência surgiu para identificar quais os modelos de estrutura organizacional que geravam maiores resultados nas indústrias. E estes estudos comprovaram que nãoexiste uma única forma de se chegar a este resultado, pois se trata de algo complexo, onde tudo é relativo.
A teoria ainda demonstra que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas, ou seja, é necessário analisar as condições do ambiente para uma gestão segura e que leve a empresa aos objetivos traçados.
A pesquisa de T. Burns e G.M. Stalker noscomprovam isto, eles realizaram estudos sobre a relação existente entre as práticas administrativas (gestão) e o ambiente externo (o que acontece em torno à empresa) e classificaram as organizações em Mecânicas e Orgânicas, as Mecânicas eram as burocráticas, permanentes, rígidas, definitivas e baseadas na hierarquia. As Orgânicas classificavam as organizações flexíveis, mutáveis, adaptativas,transitórias e baseadas no conhecimento e na consulta.
As Organizações Mecânicas funcionavam de fato em um sistema mecânico, onde a comunicação departamental era precária. E as Organizações Orgânicas eram ao contrário, havia uma comunicação muito eficiente não somente interna, mas também externamente, e grandes mudanças do mercado eram trazidas e adaptadas na empresa.
Portanto, o ambiente externo, sejacom crescimento dos concorrentes, mudanças de mercados e de clientes, questões econômicas, etc. devem sempre ser analisadas e adaptadas ao sistema organizacional da empresa. A teoria da contingência enfatiza, que para se alcançar um objetivo é necessário um planejamento de acordo com o campo interno e externo na empresa.

Origem da teoria contingencial
A teoria contingencial se originou a partirde varias pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estruturas organizacionais que melhor se encaixam nos variados tipos de ambientes que as indústrias enfrentam, ou seja, contingências externas. Essas contingências podem se comportar como um fator favorável assim como desfavorável para as indústrias.
Pesquisa de Alfred D. Chandler - Estratégia e estrutura organizacional
A pesquisade Chandler se baseou no processo histórico de quatro grandes empresas norte americanas: Du pont, General Motors, Sears e Standard Oil. Chandler apontou quatro fases iniciais nas quais as empresas passaram:

1) Acumulação de recursos: o foco dessa fase estava em ampliar suas instalações de produção, deixando de lado a organização da rede de distribuição. O aumento na procura pormatérias-primas alavancou o crescimento das empresas fornecedoras.

2) Racionalização do uso dos recursos: as empresas acabaram por acumular mais recursos do que era necessário, deixando-as sem opção se não a criação de uma estrutura funcional para racionalizar o uso dos recursos e assim conter os custos.

3) Continuação do crescimento: as empresas começaram a buscar novos produtos e mercados devidoo aumento de sua eficiência, fruto da reorganização obtida na segunda fase.

4) Racionalização do uso de recursos em expansão: o crescente acumulo de produtos e operações exigiu uma reorganização da estrutura na qual passou a ser divisional departamentalizada, isto é, as linhas principais de produtos passaram a ter cada qual sua divisão administrativa. A preocupação com o planejamento a longoprazo, a gestão voltada para objetivos e a avaliação do desempenho também fizeram parte dessa fase.

Chandler concluiu que a estratégia de mercado determinou a estrutura organizacional das empresas estudadas. As diferentes estruturas organizacionais foram importantes para enfrentar estratégias e ambientes diferentes.

Pesquisa de T. Burns e G.M. Stalker ?? Organizações mecanístas e...
tracking img