Tga programa 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

VANESSA POZZOBOM MARTINS

PROGRAMA 5S

FRAIBURGO
2009
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

VANESSA POZZOBOM MARTINS

PROGRAMA 5S

Trabalho apresentado para a disciplina de Teoria Geral da Administração II do Curso de Administração da Universidade do Contestado, sob orientação doprofessor Claudinei Schweitzer.

FRAIBURGO
2009
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1HISTÓRICO 4
2 DEFINIÇÕES 6
2.1 "SEIRI" (SENSO DE UTILIZAÇÃO) 6
2.1.1 Benefícios 6
2.1.2 Pontos a serem atacados 6
2.1.3 Fluxograma de ação 7
2.2 "SEITON" (SENSO DE ORDENAÇÃO) 7
2.2.1 Benefícios 7
2.2.2 Pontos para refletir 7
2.2.3 Pontos a serem atacados 7
2.3 "SEISOU" (SENSO DE LIMPEZA) 8
2.3.1Benefícios 8
2.3.2 Pontos para refletir 8
2.3.3 Plano de ação 9
2.4 "SEIKETSU" (SENSO DE SAÚDE) 9
2.4.1 Benefícios 9
2.4.2 Pontos para refletir 10
2.4.3 Plano de ação 10
2.5 "SHITSUKE" (SENSO DE AUTO-DISCIPLINA OU DE MELHORIA CONTÍNUA) 10
2.5.1 Benefícios 11
2.5.2 Pontos para refletir 11
2.5.3 Plano de ação 11
2.6 PARTE INTERESSADA 12
2.7 PDCA 12
2.8 5W2H 12
2.9SISTEMATIZAÇÃO 12
3 DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS 14
4 INSUMOS PARA PLANO DE AÇÃO 15
CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS 27

INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas buscam implantar sistemas de gerenciamento mais produtivos, com objetivo de reduzir desperdícios e aumentar a capacitação técnica das pessoas; uma das maneiras de almejar este objetivo é investir, nos mais diversos programas de qualidade total.O mercado consumidor vem se tornando cada vez mais exigente, fazendo com que as Instituições se preocupem com a qualidade do produto a ser comercializado. Para que isto ocorra é indispensável se adequar as necessidades exigidas pelo mercado e a colaboração, a iniciativa e o compromisso por parte de todos os envolvidos no processo.
Para facilitar o alcance destes objetivos pode-seusar ferramentas como o programa de qualidade Total o Programa 5S, e com a sua implantação na organização acredita-se poder gerar um ambiente saudável na empresa além de elevar a motivação dos colaboradores que são os responsáveis pelo crescimento.
1HISTÓRICO

Este método foi concebido por Kaoru Ishikawa, em 1950, no Japão do pós-guerra, inspirado na necessidade que havia de colocar ordem,na grande confusão a que ficou reduzido. O método demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.O principal objetivo é de combater a sujeira e a desorganização nas entidades japonesas
No Brasil, o Programa foi lançado na década de90. Houve adaptação dos conceitos para a língua portuguesa, assim como adaptação em outros países que desenvolveram metodologias semelhantes para aprimorar a qualidade. Mas é importante lembrar que implantar o programa não é apenas traduzir os termos e estudar sua teoria e seus conceitos. Sua essência é mudar atitudes, pensamento e comportamento do pessoal.
O nome deste programa vem depalavras japonesas iniciadas com a letra S: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bem complicada porque o idioma japonês se expressa através de idéias e conceitos generalizados. Porém várias sugestões foram feitas e diversas palavras são utilizadas para representar cada senso.
No entanto, alcançou-se o seguinte denominadorcomum: para seiri foi escolhida a palavra utilização (também foram sugeridas: arrumação, organização, seleção,); para seiton, ordenação (sugestões: sistematização e classificação); para seisou, limpeza (outra opção: zelo); para seiketsu, asseio (opções: higiene, saúde e integridade); para shitsuke, autodisciplina (como também: educação e compromisso) Decidiu-se também pela colocação da expressão...
tracking img