Tga - fundamentação

Páginas: 3 (509 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
Elton Mayo

A teoria das relações humanas mostra o esmagamento do homem pelo impetuosos desenvolvimento da civilização industrializada. Elton Mayo, o fundador do movimento, dedicou 3 livros aosproblemas humanos, sociais e políticos decorrentes da civilização baseada na industrialização e na tecnologia
Os métodos de trabalho visam a eficiência e não à cooperação. A cooperação humana não é oresultado das determinações legais ou da lógica organizacional. Mayo defende os seguintes pontos de vista:

O trabalho é uma atividade tipicamente grupal: A concluso é a de que o nível de produçãoé influenciado mais pelas normas de grupo do que pelos incentivos salariais e materiais de produção.

O operário não reage com o individuo isolado, mas como membro de um grupo social: Asmudanças tecnológicas tendem a romper os laços informais de camaradagem e de amizade dentro do trabalho e a privar o operário do espírito gregário.

A tarefa básica da administração é formar uma elitecapaz de compreender e de comunicar, com os chefes democráticos, persuasivos e simpáticos com todo o pessoal.

O ser humano é motivado pela necessidade de estar junto, de ser reconhecido, dereceber adequada comunicação. Mayo se contrapõe a afirmação de Taylos de que a motivação básica do empregado era salarial (homo economicus) a fim de usufruir uma remuneração mais elevada.

Acivilização industrializada traz como conseqüência a desintegração dos grupos primários e da sociedade, como a família, os grupos informais e a religião, enquanto a fabrica surgirá como nova unidade social queproporcionará um novo lar, um local de compreensão e de segurança emocional para os indivíduos.

Mayo não vê possibilidade de solução construtiva e positiva do conflito social. Para ele, o conflitosocial é o germe da destruição da própria sociedade. “O conflito é uma chaga social, a cooperação é o bem-estar social”

Como vemos Mayo defende o bem-estar daquelas pessoas que são empregados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fundamentação
  • Fundamentação
  • fundamentação
  • fundamentacao
  • fundamentacao
  • fundamentaçao
  • fundamentacao
  • Fundamentaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!