Tga-ecologia de paisagens.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ecologia de Paisagens..

O que é ecologia de paisagem?

A ecologia de paisagem é uma área de conhecimento dentro da ecologia reconhecida recentemente, marcada pelas abordagens: geográficas,que enfatizamo estudo da influência do homem sobre a paisagem e a gestão do território; e ecológica, que enfatiza a importância do contexto espacial sobre os processos ecológicos, e a importância destasrelações privilegiando a proteção biológica. Estas abordagens apresentam conceitos distintos que geram conflitos, os quais acabam dificultando um entendimento comum de concepção.
A proposta de paisagem como forma integradora definida como “um mosaico heterogêneo formado por unidades interativas, sendo esta heterogeneidade existente para pelo menos um fator, segundo um observador e numa determinadaescala de observação”.
Esta conciliação de “mosaico heterogêneo”,foi proposto por Jean Paul Metzger,que visando a união geográfica,vista pelos olhos do homem,e ecológica,vista pelo olhar das espécies ou comunidades.
A ecologia de paisagens vem criando uma mudança de paradigma nos estudos sobre fragmentação e conservação de espécies e ecossistemas , assim,permitindo a integração da heterogeneidadeespacial e do conceito de escala na análise ecológica,criando trabalhos importantes que servem de ferramentas na resolução de problemas socioambientais.

Introdução
A ecologia de paisagens é considerada uma área de conhecimento emergente,buscando conceitos mais sólidos para se consolidar,tentando agir em prol da união do conceito “paisagem” pelas diferentes visões criadas pelospesquisadores.Atribui-se esta heterogeneidade de visões à duas linhas de abordagens da ecologia de paisagens:uma nascida na Europa, em meados do século passado, e outra mais jovem, que surgiu a partir de um workshop norte-americano em Illinois (Risser et al. 1984). Apesar da diferenças o pleno desenvolvimento da ecologia de paisagens precisa de definições claras e integradoras.
A paisagem é uma superfícieheterogêneo,constituída por um conjunto de ecossistemas que aqui e ali se repetem,com freqüência,sobre formas idênticas que estão em interação.
“Em geral,uma paisagem é um conjunto de ecossistemas relativamente homogêneos,como campos,prados,florestas,vilas e cidades,etc.,compreendendo uma matriz abrangente,manchas e corredores.”
(Godron e Forman,1983)

Principais abordagens da paisagem.
Aprimeira referência à palavra “paisagem” na literatura aparece no "Livro dos Salmos", poemas líricos do antigo testamento, escritos por volta de 1000 A.C. em hebraico por diversos autores, mas atribuídos na maioria ao rei Davi. Esses poemas eram cantados nos ofícios divinos do Templo de Jerusalém, e depois foram aceitos pela Igreja cristã como parte de sua liturgia. No “Livro dos Salmos”, a paisagemrefere-se à bela vista que se tem do conjunto de Jerusalém, com os templos, castelos e palacetes do Rei Salomão. Essa noção inicial, visual e estética, foi adotada em seguida pela literatura e pelas artes em geral, principalmente pela pintura na segunda metade do século XVIII. Além do retrato real da beleza da natureza, os pintores e escritores pré-românticos e românticos, assim como os simbolistas eos impressionistas, retratavam também a paisagem como um reflexo da "paisagem interior", dos sentimentos de melancolia e solidão.
(Jean Paul Metzger)
Segundo o dicionário Aurélio a definição da palavra paisagem é “um espaço de terreno que se abrange num lance de vista",assim,a palavra paisagem possui diversas conotações em função do contexto utilizado e da pessoa que à utiliza.
Pintores,geógrafos, geólogos, arquitetos, ecólogos, todos têm uma interpretação própria do que é uma paisagem. Apesar da diversidade de conceitos, a noção de espaço aberto, espaço “vivenciado” ou de espaço de inter-relação do homem com o seu ambiente está presente na maior parte dessas definições.
A paisagem como noção de “espaço”, ganha sentido ou utilidade através do “olho” ou da “percepção” de um...
tracking img