Tga atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Homens que viviam problemas concretos de organizações produtivas, problemas esses concentrados no momento de produção e cuja solução dependia de um envolvimento dos trabalhadores em tal processo, estávamos em meio ao processo de transformação provocada pela 2ª Revolução Industrial, substituição aço pelo ferro como matéria-prima básica, o petróleo e a energiaelétrica substituem o vapor, a máquina automatizada entra em cena. Mas, em especial, o conhecimento começa a ser introduzido na vida industrial.
Segundo Taylor, Gilbreth e seguidores, era absolutamente concentrada na tarefa, na racionalização, na redução dos tempos de execução, eles eram engenheiros por formação e seu local de trabalho e análise era o chão de fábrica. Beatriz Warhlich chamava essaconcepção engenheirística da organização de “a visão de baixo para cima”, tentativa de entender a organização a partir da tarefa.
Simultaneamente na Europa, em especial na França e na Inglaterra, outro grupo também passou a se preocupar com desempenho organizacional. Mas seu ponde de partida era outro, o entendimento da organização a partir cúpula. Com tal ótica, o que realmente é percebido commais clareza, são coisas tais como estruturação ou departamentalização da organização, também chamada de anatomia, corrente batizada pela mestra Beatriz Warhlich de concepção anatômica ou a organização de “cima para baixo”, seu estúdio e defensor mais conhecido foi Henry Fayol.
A doutrina de Fayol está próxima dos conceitos por nós empregados em nossas organizações, sejam industriais, sejam voltadasao comércio.
Fayol diz:
“Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar:
- Prever é perscrutar o futuro e traçar o programa de ação;
- Organizar é constituir o duplo organismo, material e social da empresa;
- Comandar é dirigir o pessoal;
- Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços;
- Controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regrasestabelecidas e as ordens dadas.”

TEORIA DA BUROCRACIA
Alguns estudiosos foram buscar nas obras de Max Weber, economista e sociólogo já falecido, inspiração para uma nova teoria da organização, surgiu assim, a Teoria da Burocracia, tendo seguintes aspectos como fonte:
- A fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias, que nãopossibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais, ambas revelam dois pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo, tanto da estrutura como dos participantes da organização.
- Sendo necessário um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como ocomportamento dos membros dela participantes, e aplicável a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas.
- O crescente tamanho e complexidade das empresas passou a exigir modelos organizacionais mais bem definidos. Milhares de homens e mulheres devem ser colocados em diferentes setores de produção e em diferentes níveis hierárquicos, os engenheiros e administradores noalto da pirâmide e os operários na base, devem executar tarefas específicas, devem ser dirigidos e controlados. Tanto a Teoria Clássica como a Teoria das Relações Humanas mostraram-se insuficientes para responder à nova situação, que se tornou mais complexa.
- O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador, segundo essa teoria, umhomem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada com exatidão, muito minuciosamente e em hipótese alguma permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho. A partir daí, surge a Teoria da Burocracia na Administração.
A Burocracia é entendida como uma organização onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções...
tracking img