TGA Adm cienti fica

1617 palavras 7 páginas
1. No início do século XX, a Europa vivenciava as transformações trazidas pela revolução industrial e pela crescente expansão do capitalismo.
2. A preocupação original foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
3. Teve como fundador o engenheiro americano Frederick W. Taylor, que teve inúmeros seguidores como, Gantt, Gilberth, Emerson, Ford, Bath e outros.
4. Ele começou a se preocupar com o desperdício de tempo, dinheiro e esforços por meio de seu estudo de tempos e movimentos. Aonde ele analisava as tarefas de cada trabalhador, decompondo seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los.
5. Os principais livros lançados por Taylor foram, “Shop Management”, lançado em 1903, que marcou o primeiro período de sua obra e “The Principles of Scientific Management”, lançado em 1911, marcando seu segundo período.
6. O estudo de tempos e movimentos é o instrumento básico para se racionalizar o trabalho dos operários. O trabalho é executado melhor e mais economicamente por meio da análise do trabalho, isto é, da divisão e da subdivisão de todos os movimentos necessários à execução de cada operação de uma tarefa. Esse estudo traz vantagens como a eliminação do desperdício de esforço humano e de movimentos inúteis, a racionalização da seleção dos operários e sua adaptação ao trabalho, facilita o treinamento dos operários e melhora a eficiência e o rendimento da produção pela especialização das atividades, distribui uniformemente o trabalho e evita períodos de falta ou excesso de trabalho, define métodos e estabelece normas para a execução do trabalho, e estabelece uma base uniforme para salários equitativos e prêmios de produção.
7. O diagnostico que Taylor dava sobre as indústrias da época é que elas padeciam de três males: vadiagem sistémica dos operários, desconhecimento pela gerência, das rotinas de

Relacionados

  • Tga-escolas da administração
    9824 palavras | 40 páginas
  • ggtg5g
    11664 palavras | 47 páginas
  • administracao cientifica
    4247 palavras | 17 páginas