Tga 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 145 (36183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1 - TEORIA BEHAVIORISTA
A Teoria Behaviorista, ou Teoria Comportamental, cujo enfoque encontra-se no comportamento, por meio do estudo e análise das observações e verificações do comportamento humano a partir do processo científico, envolve o indivíduo e seu comportamento, o grupo e a organização.
A tecnologia comportamental usa os resultados das pesquisas de psicólogos,psiquiatras e sociólogos para modelar e manipular o comportamento do homem, buscando, dessa forma, o aumento da produtividade através do aumento do controle de comportamento, redução de alienação dos trabalhadores, elevação do moral e a melhor integração do indivíduo na organização.
A Teoria Comportamental da Administração tem seus maiores expoentes em Barnard, com seu sistema cooperativo naorganização formal, Simon, acerca da participação dos grupos no processo decisório, McGregor, ao delinear as teorias X e Y, Likert com seu sistema quatro, Herzberg, com suas teorias motivacionais, Argyrus, com seus estudos, e Maslow, com sua hierarquia das necessidades.

1.1 - Sistema Motivacional
A preocupação maior desta teoria encontra-se na motivação do indivíduo, ampliando, desta forma, o sistemamotivacional existente na Teoria das Relações Humanas.
ABRAHAM HAROLD MASLOW (1908-1970): psicólogo e consultor norte americano. Estudioso do comportamento, Maslow licenciou-se na Universidade de Wisconsin e lecionou na Brandeis University, Massachusetts.
Embora ele tenha conduzido pesquisa e estudos em diversas áreas, é reconhecido por sua hierarquia das necessidades e pelo conceito deauto-realização como principal força motivadora. A partir de seu trabalho, as pessoas começaram a formar uma estrutura mais positiva para a motivação e o potencial humanos. Chamado de pai da Psicologia Humanística, Maslow desviou-se dos caminhos de profissionais e acadêmicos behavioristas e freudianos para postular uma teoria mais esclarecida sobre a raça humana.
Desenvolveu a teoria damotivação, segundo a qual as necessidades humanas são organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influenciação, a qual denominou de “escala de necessidades ou hierarquia de necessidades” segundo a qual, uma vez satisfeitas as necessidades fisiológicas básicas - da alimentação ao desejo de um ambiente seguro e estruturado - as necessidades mais elevadas de auto-estima e realizaçãopessoal podem ser preenchidas.
Para Maslow, existe uma hierarquia natural entre a natureza das necessidades, nenhuma delas é absoluta: quando uma delas é preenchida, a preocupação com a sua satisfação desaparece. Sustenta o comportamento motivacional pela correlação das necessidades humanas.
Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem sobre os indivíduos, levando-os àação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja desencadeado, proveniente de uma situação externa ou do próprio organismo. Assim, essa teoria dá-nos idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional.
Quando o ciclo motivacional não se realiza, desenvolve-se a frustração no indivíduo, que poderá assumir várias atitudes: comportamento ilógico ou anormal; agressividade; nervosismo,insônia, distúrbios circulatórios / digestivos; falta de interesse pelas atividades ou objetivos; passividade, baixa auto-estima, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração.
Quando não é satisfeita a necessidade e não sendo originária das situações anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. De alguma forma, anecessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal.
As pessoas são diferentes no que tange à motivação: as necessidades variam de indivíduo para indivíduo, produzindo diferentes padrões de comportamento, diferentes valores sociais, diferentes capacidades. No mesmo indivíduo, também variam as necessidades, os valores e as...
tracking img