TG ED III Rela o intr nseca conte do e express o polissemia da imagem

418 palavras 2 páginas
TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluno RA

André Ismael de Viveiros RA 1442753

POLO TATUAPÉ II - SILVIO ROMERO SETEMBRO 2014

TRABALHO EM GRUPO (TG)

PROFESSORA: Cielo Festino
Pergunta:
Considere a relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar. Reflexão
Considerando a relação entre “conteúdo e expressão” em um texto não verbal, em termos do percurso do olhar, verifica-se uma relação intrínseca “uma expressão não é expressão senão porque ela é expressão de um conteúdo, e um conteúdo não é conteúdo senão porque é conteúdo de uma expressão” (HJELMSLEV, 1968, p. 66­7).
Tendo em vista que o texto não verbal no percurso do olhar tem variados códigos para transmitir suas mensagens tais como: gestos, expressões fisionômicas, cores, desenhos, escultura, pintura, dança e outros sua abrangência de interlocutores é mais fácil, além de pessoas, facilmente animais ( adestrados ou não) e até alguns dispositivos eletrônicos podem interpretar gestos por exemplo. Entre outras peculiaridades a expressão de um texto não verbal também pode trazer ritmo como nos exemplos nas figuras a seguir:

Acima prédio de Mondadori, projeto de Oscar Niemeyer e gráfico com ondas em ritmos diferentes. No gráfico os ritmos, apesar de diferentes, são constantes, já no prédio os arcos da fachada seguem ritmos variados ao longo da horizontal.
Também se verifica que devido à universalidade do texto não verbal o conhecimento de mundo de quem lê tem grande valia para a interpretação do conteúdo. Podemos interpretar pouco de uma escultura se não soubermos algumas características do autor como estilo, crença, origem, história de vida, momento histórico e outras peculiaridades pertinentes.
Cada olhar trás uma bagagem diferente de conhecimento, ou seja, cada olhar é um

Relacionados