Tg de arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARLEIDY MÔNICA PIRES PINTO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO II

Relatório de Estágio II do Curso de Artes Visuais
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, realizado na escola Jedielson de Souza Moraes, junto a turma da 7ª série, sob orientação da professora Jalva Farias Teles.

Cametá - Pa
2012

O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Arleidy Mônica Pires Pinto
Profª. Orientador(Jalva)
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso ⁄ Habilitação (Curso de Artes Visuais) - Estágio II (art 0038)

1 INTRODUÇÃO
A proposta desse estágio é estabelecer a prática docente dos estudantes de artes da EMEF Jedielson Moraes de Souza e também como professores estagiários lidam com a matéria de artes e o seu público o jovem.
A relevância do estágio está no fatode se conhecer e analisar o meio em que este jovem está inserido e a partir de estudos, a ser realizado, melhorar as condições do processo de ensino aprendizagem do jovem.
O problema em questão é: “Como formular e ampliar aulas interessantes para o jovem?”
“De que forma essa matéria (Artes) é representada ao jovem?”
A delimitação do assunto ⁄ estudo será feita com o estágio realizado naescola acima identificada, cujo tema trabalho: O ensino da Arte na Educação Escolar. As práticas pedagógicas estão condicionadas com um melhor aproveitamento para o processo de aprendizagem do jovem?
O objetivo do estágio realizado tem a relevância voltada para o ensino aprendizagem do jovem dentro da disciplina de Artes.

2 RELÁTORIO DE OBSERVAÇÃO
O estágio de observação foi muitosignificativo e de grande aprendizado, pois, pude ver de perto a realidade da escola e compreender um pouco de cada criança ali presente, foi uma experiência riquíssima que me possibilitou um aprendizado e uma reflexão a cerca da prática da professora a prática que terei quando for atuar sozinha, foi muito prazeroso esse período de experiência, pelo fato de poder assimilar habilidades e competênciasexercidas pelo professor em sala de aula e leva-las para minha regência.
A semana de observação foi pautada na reflexão a respeito das dificuldades encontradas na sala de aula e nas possíveis soluções a encontrar, por isso é importante o olhar de um professor que não deve se acomodar com as diversas dificuldades encontradas, porem, perceber nestas, o caminho para mudanças signicativas, facilitandoem todo o período de estágio.

2.1 IDENTIFICAÇÕES DA ESCOLA
ESTRUTURA FÍSICA:
Constituída toda de madeira de grande poste, composta de; 07 salas de aula; 01 diretoria; 01 copa; 02 banheiros femininos; 02 banheiros masculinos; 01 quadra esportiva; 10 transportes escolares; 01 abastecimento de agua tratada.
FUNCIONAMENTO:
A escola funciona com 19 funcionários e 350 alunos, distribuídosem 12 turmas conforme a seguinte distribuição; 6 turmas pela manhã e 6 a tarde.
FUNCIONÁRIOS:
1 professor responsável, 11 professores regentes; 3 manipuladores de alimentos; 3 serviço de apoio.
Alunos divididos em 6 turmas, atende aos alunos desde a educação infantil até a 8ª série.
A escola oferece equipamento técnico pedagógico como: TV, DVD, CAIXA AMPLIFICADA, MIMEOGRAFO, MICROSISTER,PARABÓLICA E CELULAR. É importante respaldar que, os recursos didáticos não supriram a carência dos educandos, uma vez que os professores usufruem de uma aula bem trabalhada, usando de seus recursos financeiros.

2.2 ESTRUTURAS PROFISSIONAIS
A professora atuante da turma da 7ª série, que ministra a disciplina de Arte, não mostra segurança no desenvolvimento dos assuntos trabalhados, uma vezque não tem formação na área assumiu a turma apenas por necessidade financeira. Portanto, não domina os assuntos, ministra de forma grupal ler o assunto por equipes e pede que façam a atividade para obterem notas.

2.3 PLANEJAMENTO
O planejamento é escolhido pelo professor da turma, de acordo com o seu conhecimento, visto que, cumpra com o seu conteúdo programático evidenciando suas aulas...
tracking img