TG 4 Cu00F3pia

761 palavras 4 páginas
TRABALHO EM GRUPO (TG)

PROFESSOR (A): AMARILIS TUDELLA

O serviço social é uma profissão legitimada socialmente – isso significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades dos homens. O desenvolvimento das forças produtivas gera a necessidade de novas profissões, assim como considera outras desnecessárias. Mas, mesmo respondendo a uma necessidade social, o que pode ser corroborado pelo número de assistentes sociais inseridos no mercado de trabalho; pelo fato de que eles, efetivamente, trabalham desenvolvendo ações que têm um produto social com dimensões econômicas e políticas; ainda assim, o serviço social mantém, historicamente, o dilema da especificidade profissional, que é dada pelo objeto profissional. Em termos bastante simples, a questão é: o que trabalha o serviço social? A resposta a esta questão considera também com qual objetivo trabalha o serviço social.
O Assistente Social trabalha buscando garantir os direitos sociais básicos aos seus semelhantes, como Saúde, alimentação, habitação, esporte, lazer e cultura, e os direitos de cidadania. É considerada como uma das profissões mais necessárias, pois trabalha com pessoas – individualmente, em grupos, comunidades, organizações, buscando melhor qualidade de vida aos assistidos. Apresenta uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Segundo o Wikipedia, reafirma:
“O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do

Relacionados