tfg centro de treinamento paraolimpico

3360 palavras 14 páginas
Centro de Treinamento – Esportes Paraolímpicos
Rio de Janeiro

São Paulo
2013
Sumário

1. Introdução

Os esportes paraolímpicos tem tomado uma proporção enorme de nível mundial e logo atrás das olimpíadas, é o maior evento de esportes mundial.

Grandes potências medalhistas como China, Reino Unido, etc, além de possuir um sistema de criação de atletas desde a infância, também possuem centros de treinamento específicos para atletas dessa categoria. O Brasil atualmente tem se tornado uma das grandes promessas na categoria, com isso o investimento em cima dos atletas da seleção brasileira tem sido grande, e um centro de treinamento deverá ser um grande passo para novas conquistas.

O Brasil

2. A História do esporte Paraolímpico

Com o fim da segunda guerra mundial, o esporte paraolímpico começou a se tornar realidade em nos Estados Unidos e principalmente nos países europeus, com o número elevado de soldados veteranos que sobreviveram com algum tipo de deficiência física.

Grande parte desses veteranos acabaram por ter a necessidade de serem reabilitados, seja por motivos físicos, psicológicos ou sociais. Então, a prática esportiva estimulava esses veteranos a se exercitarem. Em 1948, um dos sobreviventes judeus ao nazismo, organizou o primeiro evento para portadores de necessidades especiais, porém, ainda não sendo relacionado as olimpíadas apesar de acontecer paralelamente aos logos olímpicos de Londres e ser exclusivo para veteranos de guerra com problemas na medula espinhal.

Primero evento para atletas paraolímpicos em Stoke Madeville - Londres (Fonte: http://astrologywheel.com.br/)

As paraolimpíadas foram de fato nomeadas assim somente em Roma em 1960, acontecendo posteriormente as tradicionais olimpíadas, com pouco mais de 400 atletas, não necessariamente veteranos em 8 modalidades, porém ainda com restrições relacionadas a

Relacionados