Textura
Podemos dizer que a textura, muitas vezes substitui o tato. Podemos reconhecer a textura através da visão ou do tato, ou com dois juntos.Tem um momento, por exemplo, de um tecido ou de umapágina com linhas impressa, onde o tato e a visão coexistem,não sendo unificados, mas de uma maneira única e específica, que permite a mão e ao olho uma sensação individual.
O aspecto da lixa e asensação por ela provocada, tem o mesmo significado, mas não o mesmo valor. Normalmente aquilo que olhamos, é confirmado ao tocarmos.
A textura tinha que funcionar, como uma experiência sensível eenriquecedora. Porém as lojas caras, por exemplo, não permitem que se toque nos objetos, impedindo assim, o toque na textura dos mesmos. Esse meio onde vivemos, ensina esse ´´respeito`` e passamos a nosprivar de conhecer texturas, nos tornamos incapazes de reconhecer algumas texturas.
Na expo Montreal de 1967, foi projetado um pavilhão para testar as cinco sentidos, mas percebeu-se que as pessoastinham uma enorme cautela, parecia que não se sentiam bem, não se soltavam para descobrirem as coisas, estavam bloqueadas. Normalmente conhecemos a textura pela ótica e não pelo tato. Quando há umafoto, uma filmagem... suponhamos que seja uma foto de um veludo, não temos a experiência tátil. Essa falsificação é um importante fator de sobrevivência na natureza, répteis, peixes... assumem coloraçõese texturas para se protegerem de predadores. Na guerra, o homem usa esse mesmo método na camuflagem, para proteger-se.

Escala
Os elementos visuais podem se modificar e se definir uns aos outros.O grande não pode existir sem o pequeno. A escala pode ser estabelecida não só através das relações com o campo ou com o ambiente. Na escala, os resultados do que vimos não são absolutos, pois podemse modificar. Tudo que se fala sobre escala é verdadeiro, porém não pode ser aplicado as medidas.
A escala é muito usada nos projetos de mapas. A escala costuma indicarm por exemplo, que 1 cm: 10... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Textura escala, dimensão e movimento. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Textura-Escala-Dimens%C3%A3o-e-Movimento/271191.html

MLA

"Textura escala, dimensão e movimento" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Textura-Escala-Dimens%C3%A3o-e-Movimento/271191.html>.

MLA 7

"Textura escala, dimensão e movimento." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Textura-Escala-Dimens%C3%A3o-e-Movimento/271191.html>.

CHICAGO

"Textura escala, dimensão e movimento." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Textura-Escala-Dimens%C3%A3o-e-Movimento/271191.html.