Textura do solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Agosto de 2012.
INTRODUÇÃO
A textura ou granulometria refere-se à  proporção de argila, silte e areia do solo. Dessas frações, a argila é a que possui maior superfície específica e de natureza coloidal com alta retenção de cátions e adsorção de fósforo. A fração argila representa a maior parte da fase sólida do solo e é constituída de uma gama variada de minerais (minerais de argila) queapresentam cargas elétricas negativas responsáveis pela capacidade de troca de cátions (CTC).Tanto a classificação e o manejo do solo dependem diretamente do teor de argila ao longo do perfil (CARVALHO).
Nos solos do Brasil os teores de silte geralmente não são elevado exceto para a maioria dos Cambissolos. Os solos arenosos apresentam menor disponibilidade de água ao longo do perfil, mas não significaque os solos argilosos ou muito argilosos possuem a maior disponibilidade hídrica. Pois, os Latossolos Ácricos possuem elevado teor de argila e são muito ressecados por causa da forte micro agregação da argila, que é consequência do elevado grau de floculação dessa fração. (CARVALHO).
Na escala de Atterberg, a argila corresponde a partículas de diâmetro < 0,002 mm; o silte 0,002 - 0,02 mm; aareia fina de 0,02- 0,2 mm; e a areia grossa de 0,2-2,0 mm. A figura 1 apresenta os intervalos de argila e a respectiva classificação do solo.

Figura 1. Intervalos dos teores de argila

Formas de Classificação do solo de acordo com a textura
De acordo com a apostila utilizada, titulada em “Arquitetura e propriedades físicas do solo”, as principais classes texturais do solo são definidaspelas percentagens de areia, silte e argila de acordo com as linhas mais escuras mostradas no triângulo textural. Se estas percentagens forem determinadas para uma amostra de solo por análise do tamanho de partícula, então o triângulo de classe textural poderá ser utilizado para determinar o nome da classe textural aplicada a esta amostra de solo.
Para usar o gráfico, primeiro deverá serlocalizada a adequada percentagem de argila ao lado esquerdo do triângulo, então desenhar uma linha a partir do local por todo o gráfico indo paralela à base do triângulo, depois encontrar a percentagem de areia na base do triângulo, e então desenhar uma linha paralela ao lado do triângulo relativo a “porcentagem de silte”. As pequenas setas indicam a direção proposta no qual as linhas deverão serdesenhadas. O nome do compartimento em que estas duas linhas se interceptam indica a classe textural da amostra de solo.
Somente a percentagem de duas das três frações é necessária pois, a percentagem de areia, silte e argila somam 100%, a terceira percentagem pode ser calculada. Se as três percentagens são utilizadas, as três linhas se interceptaram no mesmo ponto. Considerando como um exemplo, um soloque contenha 15% de areia, 15% de argila e 70% de silte. Neste exemplo, a amostra encontra-se no compartimento nomeado classe “franco siltosa”. (Figura 2)

Figura 2. Triângulo para classificação das classes texturais do solo

DESENVOLVIMENTO
Na fazenda escola da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB foi realizado na aula ministrada pela professora Alexandra Sanae Maeda da disciplina deSolos I na data de 15 de agosto de 2012, a coleta de duas amostragens de solo para a realização da aula com titulo de “Textura do solo a campo”.
A primeira amostragem (amostra 1) foi coletada em uma trincheira próximo a cultura do café em profundidades diferentes (imagem 1). A camada mais superficial de 0 – 20cm de profundidade e uma segunda camada um pouco mais profunda, de 20 – 40 cm deprofundidade, observou –se nesta amostragem um solo compactado, rígido (duro) e seco com formação de ped na amostra.


Imagem 1: Área de coleta da amostragem 1 próximo a cultura do café.

A segunda amostra (amostra 2) também retirada de uma trincheira com as mesmas profundidade 0 – 20cm e de 20 – 40cm de profundidade porém esta segunda amostragem localizava –se próximo a mata (imagem 2). O solo...
tracking img