Textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Principais substancias , Suas aplicações

Ácido Fluorídrico



O ácido fluorídrico (HF) é uma substância que deve ser utilizada com muito cuidado. O seu maior perigo é que, se em contato com a pele, ela não queima a pele, mas seus danos são internos. Como não são vistos, muitas pessoas acabam deixando que ele haja. O que ele faz é entrar pela e pele e atacar o cálcio dos ossos.Enfraquecendo e até corroendo parte do osso.
Sua aparência é de um líquido incolor e fumegante. Muito usado na produção de criolita, gases refrigerantes, sais fluorados e defensivos agrícolas. Sua reação de obtenção vem da reação entre o ácido sulfúrico e a fluorita seca:

H2SO4 + CaF2 -> CaSO4 + 2HF

Ácido Clorídrico




O Ácido clorídrico, HCl, é um ácido inorgânico forte, seu pKa é de -6,3. Issosignifica que, em solução, o H+ dele é facilmente ionizável ficando livre na solução, fazendo com que o pH desta seja muito baixo. Em sua forma comercial é também conhecido como Ácido Muriático, vendido em concentrações de no mínimo 33%. Sua aparência é de um líquido incolor ou levemente amarelado. Altamente higroscópico, ou seja, absorve água da atmosfera, por isso o frasco deve permanecer bemvedado para não variar a sua concentração. Outro motivo pra que o frasco permaneça fechado é que, em altas concentrações, o ácido exala vapores altamente irritantes para os olhos e nariz.
A formação de ácido clorídrico é bem reativa e deve ser feita com muito cuidado. No meio industrial essa obtenção pode ser feita de duas maneias: aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gáscloro, formando o HCl em sua forma pura que é gasosa. Esse gás se dissolve muito bem em água permitindo a confecção da solução de HCl. Ou então com a mistura de ácido sulfúrico (H2SO4) com cloreto de sódio (NaCl) formando o dito ácido e sulfato de sódio (Na2SO4).

Em indústrias e laboratórios, o ácido clorídrico encontra uma gama de utilidades enorme podendo ser utilizado para:

Hidrólise ácida demadeiras;
Limpeza de equipamentos, chamada também de decapagem, que é a remoção das camadas de metal oxidado;
Utilizado como catalisador em reações orgânicas que precisam ser realizadas em pH baixo;
Produção de cloretos metálicos;
Acidificação de poços de petróleo.
Regeneração de resina de troca iônica, ele retira os íons trocados retidos na resina, deixando-a pronta para nova utilização.Ácido Sulfídrico

O ácido sulfídrico é um produto resultante da solução aquosa de sulfeto de hidrogênio, representado pela fórmula química H2S, encontrado tanto na forma líquida quanto na forma gasosa (nesse caso é chamado de gás sulfídrico), altamente tóxico e inflamável, irritante, queima facilmente produzindo dióxido de enxofre (SO2), dá origem a substâncias explosivas quando misturadocom o ar, de odor característico semelhante ao de ovos podres, solúvel em água e álcoois, mais denso que o ar, e muito conhecido como “gás de cano de esgoto”, “gás de ovo podre” e “cru azedo”.
Esse gás pode ser produzido naturalmente pela decomposição de matéria orgânica através da ação bacteriana, ou a partir da redução de sulfatos por microrganismos sulfato-redutores, por meio da degradação dealguns tipos de aminoácidos, dissolução de sulfetos minerais ou, ainda, por atividade industrial. É utilizado na produção de ácido sulfúrico e outros compostos sulfurosos, pesticidas, sulfetos inorgânicos, em vários segmentos da indústria do petróleo como perfuração de poços, produção de óleo e gás, refino e destilação, em análises químicas e como agente redutor em purificações de ácido sulfúrico eácido clorídrico. Pode ser encontrado em redes de esgoto, em compostos sulfurados de odor desagradável, como o sulfeto de dimetila, em águas termais, localizadas nas proximidades de vulcões.

Ácido Cianídrico

Também conhecido como ácido prússico ou, ainda, cianureto de hidrogênio, o ácido cianídrico é um ácido fraco representado pela fórmula química HCN, encontrado naturalmente tanto no...
tracking img