Textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Da Vinci no século XXI
Sabe-se que o conceito de felicidade carece de definições pontuais. A troca incessante do homem pelo equilíbrio entre realização material e emocional é o que confronta sua razão e emoção, na tentativa de alcance de uma autossatisfação plena que se convenciona chamar de felicidade. Por isso, as sucessivas gerações de sociedade procuram estabelecer modelos que sintetizamessa busca, ditando parâmetros que, ilusoriamente, organizam e homogeneízam aspirações que são, em essência exclusivamente individuais.
No contexto da atual globalização, há quem associe autorrealização em princípios previamente estabelecidos pela lógica capitalista de adequação. Em um tipo de Darwinismo Social, preza-se pela competição materialista em prol do sucesso profissional e financeiro, noqual alcançam a felicidade aqueles que melhor se adaptam à dinâmica do mercado , ao cumprimento das exigências sociais e a consequente potencialização do individualismo. Para esses, o alcance da felicidade só é viável quando se consegue atingir o que a sociedade impõe como parâmetros para o desfrute de uma vida financeiramente confortável , de forma que, somente após isso possa-se iniciar umanova busca pelo equilíbrio emocional.
Contudo, pensar em autossatisfação plena conforme modelos alheios e padronizados se toda essencialmente paradoxal .A felicidade é um conceito primeiramente individual, uma vez que cada ser humano tem suas próprias projeções , sem que essas necessariamente estejam adequadas às exigências e visões externas. O conflito entre o que se almeja a sociedade superestimaé o que conduz os indivíduos a um constante desequilíbrio emocional, tornando-se refém dos seus próprios anseios e, consequentemente, incapaz de sentir-se plenamente feliz. Isso justifica, por exemplo, a considerável procura atual por "receitas" para a autorrealização representada por livros de autoajuda que vendem ideia de felicidade impressa.
Dessa forma, nota-se que, ao contrário do que asociedade contemporânea sustenta, a felicidade não deve ser um sentimento materializado e tampouco uniformizado. Há a exigência social do homem vitoriano do século XXI, exclusivamente racional e baseado no equilíbrio. Porém, sabe-se que a natureza humana é multifacetada e que, por isso, a felicidade rejeita modelos.







A alegria enlatada
Dentro do contexto da globalização em que tudo setrona volátil e efêmero em demasia, a felicidade vem sendo progressivamente afastada de sua essência. A clássica e incansável busca pela felicidade não é mais tão tormentosa. Pode-se encontra-la nas prateleiras das lojas, na chave do carro do ano e no brinquedo de última geração. Prático, rápido e simples. A felicidade ainda pode ser parcelada em dezoito vezes sem juros, no cartão ou no cheque.Sendo assim, é de longa data a associação entre a felicidade e conta no banco resultado de certa manipulação pela mídia, em que nas publicidades a sociedade capitalista é conquistada pelo “indispensável para uma vida ideal”. A culpa não é dos adventos tecnológicos que tanto otimizam a vida acelerada e multifacetada do homem contemporâneo, o problema está no consumismo exacerbado e inconsciente parasatisfazer o ego insaciável. Instaura-se um ciclo vicioso. O descaso com a natureza, o crescente individualismo, a ostentação e o materialismo são consequências latentes desse estilo de vida.
Porém, é comprovado que as populações mais felizes dentro de um ranking mundial, são as populações da Nigéria, Porto Rico e Mexico. Nações permeadas por problemas estruturais sérios, mazelas sociais comofome e miséria que por mais que estejam longe de serem solucionados são incapazes de roubar a alegria de viver do povo. Tal constatação só endossa que “dinheiro compra felicidade”, até porque a potência econômica e o alto padrão de vida dos Estados Unidos enquadram a quinquagésima colocação, mostrando-se como algo contraditório.
É inexorável que a felicidade é alcançada por meio de diferentes...
tracking img