Textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
sobre Durkeim

Fatos Morais

Para Durkheim, os Fatos Morais complementam os Fatos Sociais, pois possuem uma autoridade que implica a noção de dever , aparecendo-nos como desejáveis, apesar de quepara seu cumprimento devamos fazer algum esforço. Segundo esse autor: 
“ao mesmo tempo que as instituições se impõem a nós, aderimos a elas; elas comandam e nós as queremos; elas nos constrangem, enós encontramos vantagens em seu funcionamento e no seu próprio constrangimento.”(Regras do Método Sociológico: 123)

Divisão Social do Trabalho

Para Durkheim, é por meio da Divisão Social doTrabalho que a forma mais acabada de consciência, a coletiva, se impõe já que para ele: 
“o trabalho só se divide espontaneamente se a sociedade está constituída de tal maneira que as desigualdadessociais expressam exatamente as desigualdades naturais.” (Regras do Método Sociológico: 89)

Durkheim acha injustas as acusações de que a divisão do trabalho reduziu o trabalhador a uma máquina querepete rotineiramente os mesmos movimentos e que não relaciona as operações que lhe são exigidas a nenhum fim. Isso porque para ele a Divisão Social do Trabalho introduz também uma nova solidariedade, aOrgânica, em substituição a primitiva Mecânica.

1) A Sociologia de Émile Durkheim: Este será o primeiro grande teórico da sociologia. Durkheim (1858-1917), junto com seus colaboradores procurará daro estatuto de ciência para a nova disciplina. Para tanto, irá elaborar o MÉTODO para sua utilização, demonstrado principalmente no livro As regras do método sociológico, onde procurará definir comprecisão o objeto e as aplicações da Sociologia.

Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cadaindivíduo em particular. Embora, todos possuam uma “consciência individual”, as formas padronizadas de conduta e pensamento formam uma “consciência coletiva”. A consciência coletiva não se baseia na...
tracking img